Por Edilma Rodrigues
O Brasil superou a marca de 50 bilhões em número de acessos a aplicativos financeiros em 2019, aponta relatório Mobile Finance Apps, da Liftoff, especializada em marketing e retargeting de aplicativos, realizado em parceria com a App Annie. A empresa avalia que o ano passado foi extremamente positivo para esse tipo de app. No mundo todo foram mais de 1 trilhão de acessos. A digitalização dos bancos e o crescimento das fintechs e carteiras digitais, tornou apps de finanças cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
A pesquisa analisou 117 apps nos 12 mercados mais importantes do mundo entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2019. Foram contabilizadas 22 bilhões de impressões, 382 milhões de cliques e 7 milhões de instalações.
Brasil só fica atrás da China e da Índia em número de acessos
Com mais de 550 fintechs em atividade, o Brasil registrou o terceiro maior número de acessos a apps financeiros no ano passado, atrás apenas de China e Índia, e à frente de países como Estados Unidos e Rússia.
Apps de fintechs
O Nubank, que chegou à marca de 15 milhões de clientes em outubro do ano passado, foi o aplicativo de finanças mais acessado no Brasil em 2019.
Segundo relatório do estudo, os apps de fintechs proporcionam às pessoas a oportunidade de gerenciar suas finanças e seus bens diretamente no smartphone e permitem desde atividades simples, como verificar uma pontuação de crédito, até atividades que agregam muito valor, como realizar uma primeira transação. Alguns exemplos de apps de fintech populares: Credit Karma, Credit Sesame, Clarity Money e Stash.
Para 2020, os analistas preveem que o número de apps de fintechs e a variedade de serviços oferecidos por eles terão um enorme crescimento, com empreendimentos inovadores utilizando a robótica e a inteligência artificial para resolver pontos problemáticos e atenuar riscos. “O Brasil vem se mostrando um terreno muito fértil para fintechs e outras alternativas mais tecnológicas e menos burocráticas para cuidar do dinheiro. Nesse sentido, os aplicativos de finanças têm tudo para continuar crescendo e se consolidando no país, tanto os bancos mais modernos e 100% digitais, quanto os mais tradicionais”, afirma o country manager da Liftoff no Brasil, Antonio Affonseca.
No ranking brasileiro figuram nos cinco primeiros lugares, juntamente com o Nubank, os apps do FGTS e da Caixa Econômica e as carteiras digitais PicPay e Mercado Pago.
Apps de fintech crescem mais do que os dos bancos tradicionais
O relatório também mostra que as fintechs tiveram vantagem em relação aos bancos tradicionais no número de pessoas engajadas em seus aplicativos. A base de usuários dos apps de instituições financeiras digitais cresceu 20%, contra 15% dos bancos.
Covid-19: número de horas em apps cresce 35%
O uso de aplicativos móveis cresceu em praticamente todos os países analisados de março para cá, quando a pandemia da Covid-19 obrigou governos a decretarem quarentena ou incentivarem as pessoas a ficarem em casa. No Brasil, houve um crescimento de 35% no número de horas gastas em apps financeiros durante a primeira semana de março em relação à última semana do ano. Na Coreia do Sul e no Japão, esse crescimento foi de 85%.
“Durante esse período de pandemia, é natural que as pessoas acessem mais os apps financeiros, já que agências bancárias estão fechadas. O auxílio emergencial do Governo Federal também exige um registro que pode ser feito via aplicativo, e isso deve aumentar ainda mais a movimentação nessas aplicações”, analisa Antonio Affonseca.
O relatório completo está disponível no link.
Com informações da assessoria de imprensa