nota3

Brasil recupera liderança como maior ecossistema de fintechs da América Latina, com mais de 370 startups

Por Edilma Rodrigues

Na nova edição do Fintech Radar Brasil, que conta com a colaboração do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Finnovation, o País recupera a liderança como maior ecossistema de fintechs da América Latina. Segundo o levantamento, o Brasil conta agora com 377 startups financeiras. Na edição anterior, em agosto de 2017, o México era o maior, com 238 fintechs ante as 219 brasileiras.

Segundo o estudo, o ecossistema brasileiro de fintechs é uma vez e meia maior que o do México e até três vezes maior que a Colômbia, que ocupa o terceiro lugar na região, com 124 startups. O ecossistema de fintechs no Brasil teve incremento de 158 novas startups, 48% de aumento anual.

Ainda segundo o levantamento, o ecossistema de fintechs do Brasil teve 14% de taxa de mortalidade, desde a última edição. Ao todo, 30 startups pararam de operar. “Levando isso em conta, um total de 188 novas fintechs realmente surgiram nesse período no Brasil,” informa o relatório do Fintecch Radar Brasil. Comparado aos principais ecossistemas da região, a taxa de crescimento anual no Brasil é similar às do México, Colômbia e Argentina, que registraram incrementos de aproximadamente 50%, exceto o Chile, que cresceu em 22%.

Outra constatação é que pagamentos e remessas (25% do total com 96 startups); gestão financeira corporativa (17% do total, com 63 startups) e empréstimos (15% do total com 56 startups) são os principais segmentos de atuação das fintechs no Brasil. O estudo aponta também os cinco segmentos emergentes, que detém menos de 6% do total de fintechs identificadas: seguro; pontuação alternativa, identidade e fraude; mercados de negociação e Capital; bancos digitais e tecnologias empresariais para instituições financeiras.

“O sistema bancário brasileiro é conhecido como um dos mais burocráticos do mundo, com os cinco maiores bancos do país (Itaú Unibanco, Banco Santander, Banco Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica) detendo 80% do market share no mercado de crédito. Como resultado, os consumidores se deparam com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como as taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%,” avalia o relatório.

Essas taxas posicionam o Brasil como um dos países com as taxas de juros mais altas do mundo, atrás apenas de Maláui e Madagascar. A boa notícia é que essa concentração de poder e seu subsequente mercado oligopolístico deixam o sistema financeiro brasileiro em uma posição mais suscetível à inovação das fintechs. “Além disso, o Brasil tem uma alta penetração de smartphones e níveis consideráveis de acesso à internet, o que representa uma oportunidade para o desenvolvimento de tecnologia de serviços financeiros.

Em 2017, a penetração móvel no Brasil atingiu 138%, acima da média global de 115%. As transações bancárias móveis também dobraram em um ano, o que representa 34% do total de transações realizadas em 2016. Se essas tendências continuarem, estima-se que as fintechs tenham potencial de gerar receitas de até US $ 24 bilhões nos próximos 10 anos.

A edição anterior do Fintech Radar Brasil foi publicada em novembro de 2016 pela Finnovista.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top