nota1

Brasil é o segundo do mundo em maturidade digital

Por Edilma Rodrigues

O novo Índice de Transformação Digital (DT Index II), da Dell Technologies aponta que, em relação à maturidade digital, mercados emergentes – Índia, Brasil e Tailândia – estão no topo do ranking global. O Brasil ficou em 2º lugar, com 6% das empresas consideradas líderes digitais, na frente de países como México (4º) e Colômbia (5º). Mercados desenvolvidos, no entanto, ficaram para trás: Japão, Dinamarca e França receberam as pontuações mais baixas de maturidade digital.

Os países com maior maturidade digital são Índia, Brasil, Tailândia, México e Colômbia. E os com menor maturidade digital são Japão, Dinamarca, França, Bélgica e Cingapura.

O DT Index II também mostra que os mercados emergentes estão mais confiantes em sua capacidade de ultrapassar em vez de serem ultrapassados (53%) em comparação com 40% em nações desenvolvidas. Entretanto, o estudo indica que os programas de transformação digital de muitas empresas estão na fase inicial e ainda há um caminho longo a percorrer rumo à maturidade: 78% dos líderes de negócios admitem que a transformação digital deve ser mais difundida em suas organizações.

No Brasil, o número é ainda maior: 82%. Mais da metade das empresas (51%) acredita que terá dificuldades para atender às demandas dinâmicas dos clientes dentro de cinco anos, no Brasil o índice é de 25%, e quase uma em cada três (30%) ainda tem receio de que sua organização possa ficar para trás, sendo 26% no mercado nacional.

O DT Index II, encomendado em parceria com a Intel, foi feito pela Vanson Bourne com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio e grande porte de 42 países. E foi realizado com base no primeiro DT Index, de 2016. A comparação de dois anos destaca que o progresso tem sido lento, com organizações tendo dificuldades para acompanhar o ritmo intenso das mudanças. Embora a porcentagem dos Adotantes digitais tenha aumentado, não houve progresso no topo. Quase quatro em cada dez empresas (39%) ainda estão espalhadas nos dois grupos com menor maturidade digital na referência de desempenho (Preguiçosos digitais e Seguidores digitais).

Grupos de referência de desempenho Descrição Hoje global 2016 global Hoje Brasil 2016 Brasil
Líderes digitais A transformação digital está enraizada no DNA 5% 5% 6% 12%
Adotantes digitais Adotaram um plano digital maduro, investimentos e inovações 23% 14% 37% 19,7%
Avaliadores digitais Estão adotando a transformação digital com cuidado e gradualmente, planejando e investindo para o futuro 33% 34% 33% 36,3%
Seguidores digitais Muito pouco investimento digital; iniciando timidamente a ter um planejamento para o futuro 30% 32% 22% 23%
Preguiçosos digitais Não têm um plano digital, adotaram iniciativas e investimentos limitados 9% 15% 2% 9%


Barreiras para a transformação e confiança

As descobertas também sugerem que os líderes de negócios estão à beira de uma crise de confiança, com 91% entravados por barreiras persistentes. As cinco principais barreiras para o sucesso da transformação digital são preocupações com a segurança e a privacidade de dados; falta de recursos e orçamento; falta das habilidades e expertise certas dentro da empresa; mudanças legislativas e de regulamentos e cultura digital imatura.

Planos para concretizar seu futuro digital

Os líderes relataram prioridades e investimentos em comum para ajudar na transformação futura, incluindo foco maior na força de trabalho, segurança e TI. Os principais investimentos em tecnologia para os próximos um a três anos são a cibersegurança; tecnologias da internet das coisas; ambiente de várias nuvens, inteligência artificial e abordagem centrada em computação.

Metodologia da pesquisa

No segundo semestre de 2018, a empresa de pesquisa independente, Vanson Bourne, fez uma pesquisa com 4.600 líderes de negócios de empresas de médio a grande porte em 42 países/sub-regiões para avaliar a posição de suas organizações em relação ao Índice de Transformação Digital da Dell Technologies. A Vanson Bourne classificou os esforços de negócios digitais das empresas examinando sua estratégia de TI, iniciativas de transformação da força de trabalho e desempenho percebido em relação a um conjunto central de atributos digitais de negócios.

Para mais informações: https://www.delltechnologies.com/pt-br/perspectives/digital-transformation-index.htm

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top