Brasil é o 3º colocado em ranking de inclusão financeira entre países em desenvolvimento

Ao conquistar 78% da pontuação possível, o Brasil conquistou pelo segundo ano consecutivo, o terceiro lugar no ranking de inclusão financeira e digital. O resultado foi alcançado num levantamento feito pelo Instituto Brookings, que avalia os avanços em 26 países em desenvolvimento. De acordo com os responsáveis pelo estudo, o País “tem demonstrado um forte comprometimento nacional com o avanço da inclusão financeira”.

O trabalho destaca que o acesso a serviços financeiros formais tem crescido no País nos últimos anos. O instituto constatou que 73% dos municípios brasileiros possuem mais de 15 postos de atendimento financeiro entre agências bancárias, correspondentes bancários e caixas eletrônicos por 10 mil habitantes. Em 2005, esse percentual era de 14%.

A pesquisa considerou quatro fatores básicos: o comprometimento do País com o assunto, a capacidade móvel, o ambiente regulatório e a adoção de serviços financeiros tradicionais e digitais.

Criado em 2015, o Relatório do Projeto de Inclusão Financeira e Digital do Instituto Brookings destaca a importância de desenvolver ferramentas formais para promover a inclusão financeira, envolvendo representantes do setor público e do setor privado. No ano passado, o levantamento considerou dados de 21 países em desenvolvimento, número que chegou a 26 neste ano com a inclusão de dados sobre a República Dominicana, El Salvador, Egito, Haiti e Vietnã.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top