A categoria especial Banco Social criada na 11ª edição do Prêmio Relatório Bancário, enalteceu o trabalho dos bancos Santander, Itaú e Bradesco no incentivo à educação. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada segunda-feira (30) no espaço Villa Vérico, no Itaim Bibi em São Paulo. Com estratégias distintas sobre o tema, as três instituições obtiveram o reconhecimento da comissão julgadora devido à qualidade dos projetos e aos significativos resultados alcançados.
Com uma abordagem voltada para o público universitário, o Santander tem auxiliado milhares de estudantes brasileiros com produtos, serviços, bolsas de estudo, programas de estágio, prêmios e outros benefícios.
Por sua vez, a Fundação Bradesco já possui 60 anos de investimentos com foco na inclusão social através da educação. Considerada referência mundial em programas sociais através da educação ela já beneficiou centenas de milhares de estudantes brasileiros sendo eles, crianças, jovens e adultos, desde a alfabetização até os cursos profissionalizantes.
Finalmente, o Itaú Unibanco, que atua com foco na Educação Integral, na Gestão Educacional, na Avaliação Econômica de Projetos Sociais e na Mobilização Social, por meio da atuação da Fundação Itaú Social, teve o destaque principalmente pelo projeto Itaú Criança que desenvolve o prazer pela leitura na infância brasileira.
O diretor da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino, explicou que a nova categoria Banco Social tem o propósito de ressaltar os esforços das instituições financeiras para devolverem para a comunidade a contrapartida pelos seus ganhos. “Resolvemos iniciar abordando a educação, a mais transformadora das ações sociais”, diz.