Por Edilma Rodrigues
O Bradesco lança hoje (14) sua nova empresa, o Bitz Serviços Financeiros, que ingressa no mercado brasileiro de carteiras digitais e contas de pagamento para pessoas físicas e jurídicas. O projeto, iniciado há cerca de um ano, é o terceiro pilar da estratégia digital da instituição financeira, juntamente com o próprio processo de transformação do Bradesco e o Next, e completa a oferta de serviços digitais. “Até o primeiro ano, serão investidos 100 milhões para a construção da plataforma e a expectativa é que, em três anos, a empresa alcance de 20 a 25% do mercado de carteiras digitais,” conta CEO do Bitz, Curt Zimmermann.
O executivo informa que a empresa trabalha na aquisição de duas companhias, uma de carteira digital, que embora não tenha grande número de clientes, tem expertise nesse mercado, e outra de tecnologia de pagamentos. Sediada no inovabra habitat, braço de inovação do Bradesco, Zimmermann classifica o Bitz como uma fintech, que foi concebida dentro desse conceito, o que facilitou a interação com o ecossistema de inovação para a aquisição das empresas.
Sem se ancorar na base instalada do Bradesco, a nova empresa quer capturar novos clientes. A aposta é no contexto do mercado como os 30% da população adulta desbancarizada, as 103 bilhões de transações que ainda acontecem com dinheiro físico e as 123 milhões de pessoas com acesso à rede móvel. “Esse mercado está no início do seu potencial, e o Bitz é uma oferta complementar de serviços para uma população grande e propensa à adoção do produto.”
Bitz e o Pix
Zimmermann disse ainda que o Bitz nasceu para usar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, e será o indutor na universalização de seu uso. “O Pix é uma oportunidade. A mairia das carteiras digitais tem circuito fechado, o Bitz já nasce com a capacidade de interoperar com todas elas.”

Serviços financeiros
Com o dinheiro na carteira digital, o cliente acessa serviços financeiros como pagamentos de contas no celular, transferência de valores entre contas Bitz, TED, saques na Rede24horas e recarga de celular. E tem, além de um cartão virtual para pagamentos em apps e em compras online, disponível assim que a conta é aberta, um cartão físico, contactless, da bandeira Elo. Com ele, o cliente pode fazer pagamentos via QRCode nos mais de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o país que têm maquininha Cielo. E que, inclisive, é aceito no metrô de São Paulo.
“O saldo que permanecer no Bitz terá rendimento diário que corresponde a 100% do CDI. Também é possível incluir outros cartões de crédito e os cartões Alelo Alimentação e Refeição,” explica o executivo.
Para se tornar cliente Bitz basta baixar o app, disponível nas lojas de aplicativo para iOS (Apple) e Android, e fazer o cadastro. Mais rápido e fácil que uma abertura de conta tradicional. É uma solução 100% digital e sem custos de abertura ou manutenção.
Há custos, no entanto, para saques na Rede24horas (R$ 7,90); emissão de segunda via de cartão (R$ 12,90); taxa para pagamentos no débito via QR Code (1,99% cobrados da fonte geradora) e no crédito (4,99%).
O app foi desenvolvido na plataforma white label Cielo Pay, da Cielo, controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil e parceira de tecnologia no desenvolvimento do novo serviço.