Após a confirmação por parte do Banco Central da queda da taxa Selic, Bradesco, Itaú e Santander anunciaram que seguirão o movimento e também estão reduzindo os juros de suas linhas de crédito. Segundo reportagem do jornal O Globo, o Itaú Unibanco, por exemplo, informou que está repassando integralmente a seus clientes (pessoas física e jurídica) o corte de 1 ponto percentual na taxa básica.
Segundo a instituição, a redução passa a valer a partir da próxima terça-feira (18) e vai impactar todos os clientes que utilizam o empréstimo pessoal e cheque especial. Para as micro e pequenas empresas, haverá redução nas taxas do cheque especial e capital de giro.
O Bradesco também informou que está reduzindo as taxas de juros de suas principais linhas de crédito. Para os clientes pessoa física, por exemplo, o Cheque Especial teve sua taxa mínima reduzida de 9,65% para 9,57% ao mês, e a máxima caiu de 13,49% para 13,41% ao mês. Na modalidade Crédito Pessoal, a taxa mínima passou de 1,83% para 1,75% ao mês, e a máxima de 7,66% para 7,58% ao mês. As novas taxas do banco passam a valer já na segunda-feira, dia 17.
Por sua vez, o Santander reduziu as taxas de juros das suas principais linhas de crédito de varejo. Segundo o banco, a partir de segunda-feira, a taxa mínima do crédito pessoal em todos os canais de atendimento cairá de 1,99% para 1,89% ao mês, enquanto a taxa máxima diminuirá de 7,99% para 7,89% ao mês. Já a taxa máxima dos juros para financiamento de veículos será reduzida de 2,79% para 2,69% ao mês. As condições valem para todos os canais de relacionamento do banco: Internet Banking, APP Santander, caixas eletrônicos e agências.