A procura por crédito do consumidor brasileiros caiu 2,3% em abril em comparação com março de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A diminuição segue a tendência dos últimos 12 meses, que registrou queda acumulada de 8,5%. Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 13,4%.
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. Em comunicado enviado à imprensa a entidade comenta que apesar de algumas melhorias econômicas já em curso, os resultados da tendência do indicador ainda demostram uma demanda por crédito fragilizada.
O texto afirma que fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário que impõe maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias.
Segundo a nota, apesar disso, a perspectiva de redução de juros e de inflação deverá aumentar a confiança dos agentes e, consequentemente, contribuir para a retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre deste ano.