Boa Vista SCPC defende Cadastro Positivo como elemento fundamental para o consumidor

Em comunicado divulgado à imprensa ontem (21) a Boa Vista SCPC, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito, argumentou que no atual cenário econômico do país passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender o que de fato é e para que serve o Cadastro Positivo.

O documento lembra que a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília.

Segundo Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, o tema Cadastro Positivo é recorrente no mercado de crédito brasileiro mesmo antes da criação da Lei em 2011, por ser o contraponto viável ao sistema de informações de maus pagadores, também conhecido como cadastro de inadimplentes. Por isso, não há mais como ficar indiferente às discussões acerca das questões que afetam a análise de crédito no país, haja vista que o Cadastro Positivo permitirá a consulta com base em informações positivas, e não mais apenas as negativas.

“O Cadastro Positivo já existe em muitos países, como nos Estados Unidos e no Chile, e é algo que veio para ficar. É benéfico para o mercado de crédito como um todo por permitir uma análise de risco mais assertiva por parte dos credores e, principalmente, permite que os consumidores sejam avaliados pelas contas que são pagas por eles e não apenas por aquelas que, eventualmente, deixaram de pagar. O consumidor que entende as vantagens, não ficará de fora”, opina Nemirovsky.

Um dos principais benefícios é o de dar mais poder de decisão aos bons pagadores, além de melhores taxas de juros. Fato que deve refletir nos níveis de inadimplência, que atualmente atinge cerca de 59 milhões de brasileiros, de acordo com a Boa Vista SCPC.

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