Tags:

Visa lança serviço que usa aprendizado profundo em tempo real para processar transações


Por Edilma Rodrigues 

A Visa anuncia o Visa Smarter Stand-in Processing (Smarter STIP), serviço que usa inteligência artificial (IA) em tempo real para ajudar as instituições financeiras a gerenciar as autorizações de transações enquanto seus sistemas estiverem interrompidos. No Smarter STIP, as transações anteriores são analisadas pela tecnologia de aprendizado profundo (deep learning) e, então, a ferramenta toma decisões baseadas em informações, aprovando ou negando transações em nome dos emissores quando seus sistemas estiverem fora do ar. O serviço será lançado mundialmente em outubro de 2020.

O Smarter STIP complementa a versão existente do serviço (STIP). Com o uso dessa inteligência extra, a Visa consegue decidir se aprova ou não uma transação no lugar do emissor, refletindo de forma muito próxima o próprio processo decisório do emissor – o que pode diminuir as transações negadas em até 50%, dependendo do portador de cartão. 

Os clientes não precisam fazer nenhuma mudança técnica para participar do Visa Smarter STIP. Os emissores conectados ao Visa DPS poderão usar o Smarter STIP quando o serviço for lançado mundialmente. 

A empresa conta que a novidade já atraiu o interesse de muitas instituições financeiras em todo o mundo porque a inatividade de um serviço causa transtornos a essas empresas e aos seus clientes. “Os possíveis impactos podem ser profundos: perda de receita devido às falhas nas transações, insatisfação dos portadores de cartão com a experiência de compra, aumento no número de ligações às centrais de atendimento realizadas por esses portadores insatisfeitos, danos à reputação do emissor e até investigações por parte dos reguladores,” informa. 

O vice-presidente executivo e chefe de produtos da Visa, Jack Forestell, explica que os consumidores querem ter acesso instantâneo e ininterrupto aos seus fundos – e deixar de atender a essa expectativa pode custar caro. “O stand-in processing sempre foi uma garantia vital para os nossos clientes de que estaremos lá para ajudá-los quando o inesperado acontecer. Com o uso de IA, a funcionalidade ficou mais inteligente, forte e dinâmica,” comenta Forestell. 

“A Visa foi pioneira no uso de IA e redes neurais para prevenir fraudes e o Smarter STIP reforça esse histórico, pois é a primeira de uma série de inovações baseadas em IA que serão implementadas na VisaNet, a rede global de processamento da Visa,” assinala a empresa em nota.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).