Tags:

Por que o Prêmio Relatório Bancário contribui com as empresas do setor financeiro


A Cantarino Brasileiro dá início aos preparativos para aquela que é considerada uma das mais importantes e tradicionais premiações do setor financeiro: o Prêmio Relatório Bancário. E para esta 16ª edição há novidades que visam promover e valorizar ainda mais as principais iniciativas e práticas implementadas no setor.

Quem já participou da premiação em anos anteriores reforça a relevância de estar entre os inscritos – mais ainda entre os contemplados. É o caso de Jeferson Honorato, representante do banco next, que foi premiado na categoria Personalidade Financeira em 2019. “O Prêmio Relatório Bancário tornou-se um evento obrigatório no calendário anual por justamente traduzir e expressar, de forma absolutamente técnica e isenta, o reconhecimento aos principais cases do mercado. É um grande estímulo para todas as empresas e profissionais que acreditam e investem na inovação.”

Além disso, a premiação também traz ao profissional e à empresa reconhecimento de destaque que agrega ao mercado financeiro. Essa é a opinião de Arlete Stahl, superintendente de tecnologia no Banco Santander. “Em 2019 tivemos a satisfação de sermos reconhecidos na categoria Eficiência Operacional, com reflexos importantes para todo o time envolvido. Receber o Prêmio é muito gratificante e nos impulsiona para fazer cada vez melhor na busca por qualidade e eficiência operacional”. No ano anterior, o Santander já havia sido reconhecido na mesma categoria, em autoatendimento e também pela governança corporativa — esta última ao lado do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú.

Transformação digital agora no nome

Entre as novidades previstas para esta 16ª edição está uma nova nomenclatura, que adicionou ao tradicional Prêmio Relatório Bancário o termo “Transformação Digital”.

A mudança tem como objetivo acompanhar a evolução do setor, mostrar um novo entendimento na forma de trabalhar e disponibilizar produtos para os clientes e trazer à luz, de forma mais clara e objetiva, ao que já tinha em sua essência nas edições anteriores.

Tanto é verdade que no ano passado a Transformação Digital estava inserida em uma das 21 categorias de excelência e contemplou as instituições financeiras Sicoob e Conductor. 

“Em 2019, o Sicoob foi premiado em 3 categorias e ter o reconhecimento principalmente na categoria Transformação Digital demonstra que nossa instituição financeira cooperativa vem adotando tecnologias inovadoras para habilitação de negócios, engajamento e melhoria da experiência dos nossos cooperados. O aplicativo MOOB, contemplado na premiação, tem sido essencial em nossa organização, notadamente neste período de pandemia, pois viabilizou a realização de mais de 200 assembleias virtuais (AGOs e AGEs) pelas cooperativas, a transmissão dos eventos utilizando tecnologia de streaming e votações dos temas pelos cooperados de forma remota, em tempo real e de forma totalmente segura”, salienta o Chief Information Officer, Antônio Cândido Vilaça Júnior. “O Prêmio Relatório Bancário é, sem dúvida, uma das maiores honrarias concedidas às instituições financeiras que vêm promovendo a inovação em nosso país”, finaliza. 

Mais mudanças para 2020

Além de agregar ao nome o termo “transformação digital”, para 2020 o Prêmio Relatório Bancário criou três pilares. Assim, as iniciativas do setor devem agora se inscrever de acordo com a área de atuação, sendo elas: bancos tradicionais e nativos digitais; empresas de meio de pagamento e empresas do ecossistema financeiro. Cada pilar é subdividido em categorias e cada case pode se encaixar em até três delas simultaneamente. 

Nesse formato, a Cantarino Brasileiro objetiva abrir espaço para que todos os participantes do projeto possam ser reconhecidos. Afinal, em um ano em que as relações foram enfraquecidas pelo distanciamento social em prol da contenção da Covid-19, esse certamente será um grande motivador nas equipes. 

Também em decorrência da pandemia, o evento de premiação será virtual, com participação aberta e gratuita, o que acaba sendo uma oportunidade para todos os interessados acompanharem de perto. Ele ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro.

Inscrições abertas

As inscrições para o Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital já estão abertas e seguem até 2 de outubro. Podem ser inscritos cases que promoveram melhorias diretas ou indiretas ao setor financeiro — obrigatoriamente implementados entre 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. 

A banca de avaliação será formada por personalidades reconhecidas pelo mercado e formadores de opinião. Ela avaliará conforme critérios estabelecidos em regulamento: inovação, desafio, resultados obtidos, sustentabilidade, experiência/benefícios ao cliente e impactos no negócio.
O regulamento pode ser obtido no site do Prêmio Relatório Bancário. Faça a inscrição do seu case agora mesmo e boa sorte!


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).