Mobile e internet banking respondem por 70% de todas as transações feitas em 2021 

Mobile e internet banking respondem por 70% de todas as transações feitas em 2021 


Por Edilma Rodrigues

Sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021, de um total de 119,5 bilhões de transações, foram realizadas pela internet e pelo celular, revela o terceiro volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022, conduzida pela Deloitte. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%.

A movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações. A pesquisa também mostra que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking.

Para o presidente da Febraban, Isaac Sidney, os resultados da pesquisa refletem o novo perfil dos clientes que buscam e encontram conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. “Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da economia, que deixam de ir à agência bancária porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios eletrônicos. Levamos a agência e o banco para a palma da mão do cliente 24 horas por dia, sete dias por semana”, comenta Sidney.

Cliente acessa app 40 vezes por mês

O cliente de aplicativo bancário acessa o seu banco, em média, 40 vezes por mês, praticamente o dobro das 24 vezes registradas do ano anterior. E a média de logins por clientes heavy users, no aplicativo no celular chegou a 59 vezes por mês no ano passado ante 57 em 2020. O estudo considera heavy user aquele que realizou mais de 80% das suas transações financeiras e não financeiras neste canal em um período de três meses.

A abertura de contas correntes feitas pelos canais digitais em 2021 chegou a 10,8 milhões, expansão de 66% em comparação a 2020. Pela primeira vez, a abertura de contas pelos meios eletrônicos foi maior que nos canais físicos, que totalizaram 9,9 milhões, 16% a mais do que em 2020.

Pix

Pelo segundo ano, a Pesquisa trouxe um capítulo sobre transações com Pix. No período entre março de 2021 e março de 2022, o número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês cresceu 809%, enquanto a base geral de usuários cadastrados cresceu 72%. Já a base de usuários que receberam mais de 30 Pix por mês avançou 464%. O levantamento detectou que o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês por pessoas físicas é maior do que por pessoas jurídicas, o que sinaliza a oportunidade de expansão da ferramenta de pagamentos instantâneos em comércios e serviços.

Open Finance

De acordo com a pesquisa, aos poucos, os consumidores concedem o consentimento para compartilhamento de dados entre os bancos no Open Finance. Entre dezembro de 2021 e abril de 2022, a quantidade de usuários pessoa física que deram consentimento para doação de dados cresceu 18%, enquanto de pessoas jurídicas, a expansão registrada foi de 60%.

Seguros

Em 2021, 57,5 milhões de seguros foram contratados na rede bancária, sendo 80% deles nos canais físicos (agências e postos de atendimento bancários), seguido por mobile banking, com 9%. A pesquisa detectou que os bancos estão apostando em inovação e personalização para a transição para o Open Insurance: 54% dos respondentes disseram que focam na inovação de produtos e cobertura de novos riscos; 54% trabalham na personalização de canais e produtos; 46% utilizam mais analytics na tomada de decisões, entre outras respostas.

Agências e outros canais

Apenas 3% das transações bancárias são feitas em agências. No ano passado foram 3 bilhões de operações ante 3,2 bilhões em 2020, reforçando mais uma vez o novo papel deste canal físico, com a oferta de outros serviços dedicados à consultoria para contratações de investimentos, crédito, seguros, previdência complementar ou renegociação de dívida. Em 2022, as operações em caixas eletrônicos (ATMs) caíram 11% e, nos correspondentes bancários, houve queda de 8%. Por outro lado, as transações com POS (maquininhas de cartões) cresceram 10%.

Sobre a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, em sua 30ª edição, passou a ser divulgada em três fases. Neste terceiro volume, o estudo, que explora as transações bancárias, coletou dados por meio de formulário eletrônico, entre abril e junho deste ano. Vinte e dois bancos responderam o formulário, o que representa 87% dos ativos da indústria bancária no País.

A segunda etapa, divulgada em maio, revelou e detalhou os investimentos feitos em tecnologia pelos bancos em 2021, e trouxe uma estimativa de orçamento para 2022. O primeiro volume abordou a agenda e quais são os investimentos prioritários dos bancos brasileiros em tecnologia em 2022, sendo divulgado no início de abril. 

O terceiro volume da pesquisa está disponível no link.

Com informações da Febraban


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