Tags:

LGPD: ACSoftware libera diagnóstico gratuito sobre a segurança de dados


Por Edilma Rodrigues

A ACSoftware libera diagnóstico tecnológico gratuito, em ambientes de segurança de dados de empresas que precisam adequar seus negócios aos requisitos da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor desde 18 de setembro. O objetivo é ajudar os gestores a conhecer seus ativos e colocar em prática a governança de dados para evitar as punições previstas.

O vice-presidente de vendas e marketing da ACSoftware, Dyogo Junqueira, explica que a iniciativa atende às organizações empresariais com dificuldades de identificar o seu estágio de cumprimento às novas regras a partir do seu ambiente de TI. “E permite que elas possam melhorar seus processos de proteção de dados, incluindo a GDPR no caso de possuírem dados de cidadãos europeus,” assinala.

Segundo o executivo, o diagnóstico tecnológico oferece aos DPOs, CISOs e executivos de segurança cibernética a visibilidade sobre os aspectos de segurança no ambiente de TI, incluindo servidores de arquivos e estações de trabalho (endpoints) presenciais e remotas, além da mobilidade empresarial via dispositivos móveis. A avaliação ainda inclui o mapeamento de dados, inventário de ferramentas de software e identificação dos artigos da lei aos quais as empresas conseguem se adequar a partir das tecnologias que já possui e aponta quais estão faltando.

Junqueira ressalta que o primeiro passo para a adequação à lei é as empresas conhecerem o que possuem dentro de casa e como implementar boas práticas de governança de dados, o que envolve o uso correto das tecnologias e seus processos de tratamento das informações dos clientes. “Vários aspectos devem ser levados em conta e, após a coleta de dados, é necessário manter a proteção e saber em quais momentos estes dados são acessados,” detalha. 

Este trabalho, continua o executivo, deve ser automatizado por meio de ferramentas tecnológicas. “Caso ocorra qualquer tipo de acesso – manual ou automatizado -, os gestores devem, obrigatoriamente, saber o que está acontecendo dentro do seu ambiente de dados e de negócios. Nosso objetivo é garantir aos executivos de segurança a visão 360 graus sobre tudo o que acontece com os dados que devem ser protegidos seguindo as regras da LGPD”, finaliza.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).