Tags:

Instituto Caldeira busca startups para resolver desafios de instituições financeiras


Por Edilma Rodrigues

O Conecta Caldeira, programa que aproxima startups às empresas fundadoras do Instituto Caldeira, com a parceria técnica da Semente Negócios, está em busca de startups para resolverem cinco grandes desafios para instituições financeiras como, Agibank, Banco Topázio, Banrisul, Saque Pague e Sicredi. As inscrições vão até 06 de novembro e são abertas para startups do mundo todo. 

Entre os desafios propostos estão temas como gestão e operação interna, produtos e serviços financeiros, crédito e microcrédito, relacionamento com o cliente e iniciativas de impacto social. Para participar, o pré-requisito é de as startups estarem em estágio de desenvolvimento de produto, com pelo menos um MVP (mínimo produto viável) rodando ou prontas para apresentar suas soluções às instituições financeiras. 

Além da aproximação com os fundadores, o Conecta Caldeira oferece como prêmio, créditos para usar as instalações do Instituto Caldeira ao longo de um ano, a partir de janeiro de 2021. Nesse espaço, as startups também podem promover eventos e outras oportunidades.

A empresa destaque, selecionada pela banca avaliadora, terá o crédito de uso estendido para dois anos, além de duas datas anuais de utilização do espaço Caldeira. 

Para se inscrever e conhecer mais detalhes do programa e seus desafios, acesse o link: http://institutocaldeira.org.br/conecta-caldeira 

Resumo de desafios 

Gestão e operação interna 

O Conecta Caldeira procura soluções tecnológicas que tragam mais agilidade e precisão a processos relacionados à gestão interna (operação) do banco em áreas como: prevenção de fraudes; atualização de cadastros; onboarding de clientes; digitalização de contratos e composição do CSC (Centro de Soluções Compartilhadas) do banco. 

Produtos e serviços financeiros 

O Instituto busca soluções tecnológicas para a criação de novos produtos / serviços financeiros. “Temos interesse em soluções inovadoras e escaláveis que possam crescer em parceria com as nossas instituições,” assinala o Caldeira em nota.

Crédito e microcrédito 

Por reconhecer a importância dos micro e pequenos empreendedores para a economia, o Instituto Caldeira busca alternativas para tornar mais dinâmico o processo para alcançar e gerenciar pequenos empreendedores facilitando o acesso a recursos. 

Relacionamento com o cliente 

O objetivo desse desafio é promover uma boa experiência para os clientes. Deste modo, o programa está à procura de soluções que apresentem melhoria nos canais de comunicação, agilidade e simplicidade de autoatendimento e favoreçam a personalização e o atendimento humanizado. 

Iniciativas de impacto social 

De acordo com a entidade, o setor bancário é importante para a recuperação do país. “Desta forma, buscamos soluções que conectem pessoas e recursos para desenvolver ações com impacto social em cultura, esporte, saúde, segurança, inclusão. Soluções focadas em alfabetização financeira e inclusão digital na terceira idade são de grande interesse”, explica. 

Para todos os desafios será dada atenção especial a soluções que utilizem tecnologias como blockchain, inteligência artificial, machine learning e RPA (Robotic Process Automation). 

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).