Prêmio Banking Transformation incentiva soluções de inclusão financeira

Prêmio Banking Transformation incentiva soluções de inclusão financeira


A Cantarino Brasileiro tem como objetivo promover, incentivar, valorizar e reconhecer as principais iniciativas e as melhores práticas implementadas no mercado financeiro. Por isso, acompanhamos as tendências do mercado e acrescentamos a categoria ESG na 17ª edição do Prêmio Relatório Bancário, que agora se chama Prêmio Banking Transformation. 

O intuito é premiar projetos e soluções que abranjam os aspectos de preocupação com o meio ambiente e ecossistema em geral, sustentabilidade, inclusão social e financeira, preocupações com as comunidades locais e globais. De maneira geral, soluções que estejam conectadas a todos os aspectos de governança e transparência necessários ao mundo atual.

Mas, não é de hoje que estamos pautados em causas sociais. Na edição anterior, incluímos a categoria “Mitigação de Impactos da Pandemia” a fim de colaborar com os menos favorecidos financeiramente, com acolhimento das dificuldades geradas pela pandemia a toda a população, comunidade e clientes em geral.

Além disso, o Prêmio conta com outras duas categorias bastante relevantes para o tema: Inclusão Financeira e Inovação em Crédito — todas disponíveis tanto para bancos quanto para empresas do ecossistema financeiro. 

Na categoria Inclusão Financeira são evidenciados os produtos, serviços e soluções que pensem na inclusão das populações no mercado financeiro de maneira mais acessível e facilitada. Já em Inovação em Crédito, são evidenciadas aquelas que tornam o crédito acessível e facilitado para todos os níveis populacionais do País.

Confira os projetos vencedores nessas categorias no ano passado:

Categoria Inclusão Financeira 

> Pilar bancos

O prêmio foi conquistado pelo case Marketplace do banco Bradesco, solução para centralizar os principais produtos do banco com alto padrão de qualidade e jornada de contratação 100% online, inclusive para clientes que não possuem conta corrente.

> Pilar empresas do ecossistema financeiro

A Orbitall, empresa do Grupo Stefanini, conquistou o prêmio com a solução Banking in a Box, uma plataforma modular que agrega conta pagamento, cartão pré-pago, pagamento de boletos, recargas de celular, entre outras possibilidades que podem ser acessadas pelo celular. 

Categoria Mitigação de Impactos da Pandemia 

> Pilar bancos

O case premiado foi o Saque Emergencial do FGTS, da Caixa Econômica Federal, sistema que viabilizou o saque de contas vinculadas de maneira digital por meio da conta poupança. Mais de 35 milhões de pessoas foram atendidas e 27,8 bilhões liberados na economia.

> Pilar empresas do ecossistema financeiro

A Cappta identificou na pandemia uma oportunidade de geração de fôlego a empreendedores por meio da ampliação de um serviço que já constava em seu portfólio: o ParceleJá. A solução de parcelamento de boletos utilizando o cartão de crédito foi ampliada e até agora mais de 26 milhões foram parcelados.

Insights CB – Edição nº 05

EditorialDo conceito ESG, agora o foco é a letra S, de social
Insight 1Bancos digitais incluem mais clientes da classe C e jovens
Insight 2Senior Savings traz educação financeira à terceira idade
Insight 3Prêmio Banking Transformation incentiva soluções de inclusão financeira
Insight 4Banco Central lista apps de bancos com recursos de acessibilidade
Insight 5Bancos voltados para a minoria despontam no Brasil
Ponto de VistaInclusão é o nome do jogo. E os bancos digitais estão ganhando


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).