Fintechs investem em UX e inspiram bancos tradicionais

Fintechs investem em UX e inspiram bancos tradicionais


O Nubank é o banco digital com maior presença dentre os correntistas digitais, concentrando 46% dos usuários, segundo a pesquisa “A experiência dos clientes dos principais bancos brasileiros”. Um dos motivos para o sucesso da fintech é a experiência proporcionada aos usuários. 

Essa realidade está alinhada à percepção dos próprios colaboradores das fintechs que, segundo a pesquisa da Genesys/Cantarino Brasileiro, estão bastante conscientes da importância do cliente e seu impacto na receita e resultados da operação. 

Inspirados nesse sucesso, os principais bancos e fintechs do país têm investido em estruturas sistêmicas e equipes especializadas em CX para encantar seus clientes. 

Segundo os especialistas entrevistados pela Cantarino Brasileiro no Informativo CB CX/UX, “ainda existe um caminho a percorrer, mas muitas iniciativas já foram tomadas. Talvez o maior desafio seja manter a qualidade do serviço prestado com capacidade de escala e rentabilidade dos produtos”.

Nessa jornada, os bons resultados alcançados pelas fintechs fazem com que o segmento seja referência para bancos tradicionais, que passaram a realizar verdadeiras transformações em seus produtos, serviços e atendimento. 

O principal desafio ainda enfrentado por eles é que, grande parte das empresas está dividida em silos, mantendo apartados dados, tomada de decisões e definição das jornadas de relacionamento. Isso reduz a velocidade com que as novas estratégias são implementadas e impacta na criação de uma jornada de relacionamento com o cliente de acordo com o perfil do consumidor e sua realidade  no momento da interação.


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