ESG, Inclusão Financeira & Inovação em Crédito

ESG, Inclusão Financeira & Inovação em Crédito


Um dos resultados positivos trazidos pela pandemia de covid-19 para o sistema financeiro no Brasil foi o avanço do processo de inclusão financeira.

Ressaltando esse cenário, o Relatório de Cidadania Financeira 2021 divulgado pelo Banco Central (BC) revelou que o percentual de adultos com acesso a serviços financeiros saltou de 85% em 2019 para 96% em 2020. 

Esse avanço expressivo na ampliação do acesso a serviços e na inclusão financeira dos brasileiros foi possível graças aos bilhões de reais investidos pelo setor bancário em tecnologia ao longo das últimas três décadas. 

O caminho está também diretamente atrelado ao fortalecimento dos índices ESG das instituições financeiras no país. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Grant Thornton Brasil, XP Inc. e Fundação Dom Cabral com 167 empresas de capital aberto no Brasil no ano passado confirma a tendência ao revelar que 100% das empresas do setor de finanças que participaram do levantamento consideram os aspectos ESG dentre os temas prioritários.

A concessão de crédito é uma das ferramentas chave para proporcionar a inclusão financeira e por isso os projetos de inovação em crédito ajudam a atingir esse objetivo. 

Pensando nesses fatores, nesta edição do Insights CB selecionamos 12 cases de sucesso inscritos no Banking Transformation 2021 que não foram premiados, mas servem de inspiração por destacarem cada vez mais como vetores de transformação e inclusão. 

Clique nos cases para saber mais:

1. CaaS (Uzzo)
2. Solução móvel do Banco24Horas (Tecban)
3. Tempo de valor (Sicoob Central)
4. Shopbanx (Shopbanx)
5. FaturÁgil (FaturÁgil)
6. Programa de Melhoria Contínua de Operações (Bradesco)
7. Atendimento por Linguagem de Sinais “Cielo Libras” (Atento)
8. Construcoin (RKM)
9. DataFabric® (Power Of Data)
10. LDM Pro Pay (Hash)
11. CX SOLUTIONS – Automação inteligente de processo (Atento)
12. Mercado Digital de Crédito PJ (Antecipa Fácil)


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).