ATMs se transformam em vetores de inclusão bancária e social

ATMs se transformam em vetores de inclusão bancária e social


Os caixas eletrônicos sempre tiveram grande importância para a inclusão financeira, principalmente no Brasil e em outros países em desenvolvimento. E isso não mudou — mesmo com inovações nas transações bancárias como o internet banking e, mais recentemente, o PIX.

Pelo contrário. A ideia é que a tecnologia de hardware, software e serviços conecte o mundo do dinheiro físico ao mundo do dinheiro digital por meio de transações multicanais, ou seja, que começam na internet e terminam no caixa eletrônico.

Afinal, essa é uma postura necessária, pensando em uma sociedade ainda dividida entre o dinheiro físico e o digital — mais de 70% das transações comerciais são feitas em dinheiro em âmbito mundial.

Nesse sentido, a Cantarino Brasileiro realizou em agosto junto à Diebold Nixdorf, o lançamento nacional do ATM DN Series. A proposta é que os ATMs deixem de ser apenas dispensadores de dinheiro e se transformem em vetores de inclusão bancária e social.

Uma das propostas é que titulares de uma conta, por exemplo, possam emitir um QR Code no internet banking e autorizar uma outra pessoa a fazer um saque eletrônico.

O lançamento culminou com um evento online no dia 18 de agosto, mas teve início na mais recente edição do Anuário Brasileiro de Bancos (ABB) da Cantarino Brasileiro, com uma entrevista detalhada com o presidente da empresa no Brasil, Elias Rogério da Silva.

Segundo ele, a solução da Diebold Nixdorf chega com recursos de IoT (Internet das Coisas), ferramenta de gestão preditiva, criptografia, biometria e avança em práticas de ESG com o reabastecimento e reciclador de notas.

Insights CB – Edição nº 04

EditorialESG terá destaque no BANKING TRANSFORMATION – Prêmio Relatório Bancário 2021
Insight 1ATMs se transformam em vetores de inclusão bancária e social
Insight 2Novos terminais ATM aderem a práticas de ESG e evitam a emissão de poluentes
Insight 3Conheça iniciativas ESG de mais de 20 instituições
Insight 415% dos participantes do Open Finance Awards se inscrevem em categoria ESG
Insight 5Consumidores e mercado pressionam por “esverdeamento” dos bancos
Insight 6IFC investe mais que o esperado e promete combater o “greenwashing”
Ponto de VistaUm horizonte de possibilidade para as fintechs


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).