Por Edilma Rodrigues
A Idemia, empresa global de identidade aumentada, lança a linha GreenPay de cartões, feitos de PVC reciclado, aprovados em todos os testes ISO para garantir o mesmo nível de qualidade e durabilidade do PVC, pela primeira vez de uso. “Hoje, estes cartões já estão disponíveis no Brasil, e a próxima geração que está em desenvolvimento, vai eliminar totalmente a dependência de combustíveis fósseis”, conta a diretora de vendas e negócios da Idemia no Brasil, Karen Silva.
Segundo a executiva, a migração para uso do plástico reciclado apresenta três vantagens principais: menor extração de recursos naturais; menor necessidade de utilização de espaço em aterros sanitários e menor emissão de carbono na produção desse tipo de cartão. “Tendo como base a pegada de carbono, é possível reincluir 3,18g de PVC, que seriam desperdiçados na natureza, em cada novo cartão reciclado”.
Abordagem ecológica global
A empresa explica que as questões ambientais são eminentemente globais e transversais. Além do próprio cartão de pagamento, os clientes ambientalmente conscientes esperam iniciativas ecológicas em toda sua cadeia de produção. “A título de ilustração, 65% dos consumidores esperam que os bancos ofereçam alternativas digitais aos documentos em papel e 71% acreditam que os bancos devam fornecer um serviço de reciclagem para cartões vencidos”.
Consequentemente, fazer um cartão bancário com materiais ecologicamente corretos é um bom começo, mas não suficiente. A melhor alternativa é uma abordagem holística de toda a cadeia de valor. Isto ocorre desde a redução das emissões de carbono, das fábricas até a implementação de embalagens verdes, substituição de papel por serviços digitais e reciclagem de cartões expirados.
Todos estes fatores são soluções e serviços que fazem parte da abordagem geral do Idemia GreenPay. Além disso, ao reduzir a comunicação baseada em papel com a solução PIN digital, os bancos podem não apenas reduzir os custos, mas também significativamente a sua emissão de carbono.
Com informações da assessoria de imprensa
Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).