Efeito do Blockchain nos pagamentos é comparado ao 5G para a comunicação

Efeito do Blockchain nos pagamentos é comparado ao 5G para a comunicação


Assim como as redes de comunicação pedem a modernização prometida pelo 5G, para se adaptarem melhor à demanda por vídeo e entretenimento, os sistemas atuais de pagamento, compensação e liquidação financeira clamam por Blockchain para entregar serviços à altura das necessidades dos clientes da nova geração. A comparação foi feita pelo vice-presidente de pesquisa do Gartner, Avivah Litan, em uma matéria publicada pelo portal Computerworld, dos EUA, na semana passada.

A reportagem aborda a previsão de um número cada vez maior de especialistas e analistas de que estamos às vésperas de uma mudança radical para o setor de serviços financeiros. Os indícios de que o novo tempo está a caminho seria o surgimento constante de redes de pagamento baseadas em Blockchain e moedas digitais.

A discussão foi incentivada pela IBM, que na semana passada anunciou o lançamento do seu Blockchain World Wire, criando o seu próprio símbolo de moeda estável para uso em livros distribuídos Blockchain. A solução permitirá aos bancos transferirem fichas e criptomoedas quase em tempo real, cortando intermediários bancários e reduzindo custos de capital e taxas de compensação

O texto explica que a rede de tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) permitirá inicialmente pagamentos e liquidações transacionais baseados no protocolo Stellar, uma rede de pagamentos descentralizada que usa sua própria criptomoeda, a Stellar Lumens (XLM).

De acordo com Stanley Yong, CTO da IBM Blockchain para Finanças, a empresa espera registrar entre 10% e 20% de economia em gerenciamento de liquidez operacional, e potencialmente mais de 50% de redução nos custos totais de transação.

“Uma vez que os bancos se sentem à vontade usando redes de câmbio baseadas em Blockchain como a IBM World Wire, e acreditem que ela é eficiente, confiável e segura, eles provavelmente abrirão esses serviços de pagamento a clientes corporativos e consumidores”, concluiu Litan.

Fonte: computerworld.com.br

Participe do Payment View e saiba tudo sobre tema! Último dia com 30% OFFInscreva-se!!


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).