Como obter reconhecimento no mercado financeiro

Como obter reconhecimento no mercado financeiro

Tags: , , , , ,

O open banking – que já teve sua primeira fase colocada em prática – e o open finance prometem revolucionar o mercado financeiro e as formas de oferecer serviços.

Ao passo que essas iniciativas abrem um leque de possibilidades para os clientes, como a criação de serviços personalizados e a contratação mais rápida de produtos, também traz desafios ao mercado financeiro.

A crescente competição em um setor historicamente concentrado faz com que as instituições criem estratégias para acompanhar as inovações do segmento. Às chamadas startups, cabe a instigante tarefa de serem precursoras em novas soluções e/ou conquistar os clientes mais conservadores.

Em meio a essa concorrência, há 3 fatores que podem contribuir para aumentar a credibilidade e o reconhecimento de uma empresa (nova ou não) no setor financeiro.

1) Network

Traduzida como “rede”, (fazer) network significa montar e administrar uma rede de contatos ao longo do tempo de forma a conseguir boas contribuições – seja para a vida pessoal ou profissional.

Um networking fortalecido proporciona aprendizado, ajuda no marketing pessoal, aumenta a visibilidade do negócio e traz oportunidades de carreira. É uma prática bastante recorrente em qualquer empresa que queira a ampliação de seus negócios.

Criar (e fortalecer) essa rede nem sempre é tarefa fácil. Por isso, manter parcerias com empresas que têm larga experiência no mercado financeiro, como a Cantarino Brasileiro, contribui para isso. 

Outra boa sugestão nos dias de hoje é apostar nos hubs. Esses espaços — físicos ou virtuais —, nos quais startups podem colocar em prática suas ideias inovadoras são tendência crescente. O networking acontece porque no ambiente as empresas trabalham de maneira colaborativa, com parcerias e troca de ideias.

Quando há um número relevante de startups no hub, mais empresas e investidores são atraídos.

2) Estruturar e divulgar cases de sucesso

Os cases de sucesso (estudo de caso) são as histórias reais – e geralmente inspiradoras – de clientes que tiveram resultados positivos ao usar seus produtos e serviços. Ou seja, é “outra pessoa” falando bem de sua marca, de maneira espontânea e natural.

Um case de sucesso é a prova social de que seu produto ou serviço funciona. Ter um case é uma excelente maneira de destacar sua marca em meio à concorrência, se tornar referência em resultados, motivar outras pessoas a buscar os mesmos resultados e quebrar objeções de potenciais clientes.

Mas é importante que ele seja bem estruturado e divulgado nos principais meios para que os potenciais clientes tenham acesso à informação. Já falamos sobre isso por aqui.

3) Obter certificações e premiações

Em um cenário que exige qualificação para a tomada de decisões, obter um selo que atesta o conhecimento da empresa e dos profissionais da área se tornou, mais do que nunca, um diferencial.

Assim como o nível de experiência e um (bom) diploma podem influenciar de forma positiva na sua carreira, ter uma (boa) certificação significa dar um passo à frente para se especializar em determinado nicho.

Nesse mesmo sentido, ser reconhecido por premiações relevantes pode encurtar os caminhos para negociações e parcerias de sucesso. Se você tem um case preparado, já é meio caminho andado. Se ainda não tem, talvez seja hora de pensar nisso em meio à concorrência do mercado.

Mas, como saber quais são as melhores premiações? Veja algumas dicas.

> Faça um levantamento da idoneidade e credibilidade das empresas que promovem a premiação no mercado;

> Esteja atento para aquelas cuja fama são de prêmios “vendidos”, ou seja, que vêm de acordos previamente firmados; 

> Verifique se a empresa tem boa influência e aceitação entre fintechs e instituições bancárias tradicionais;

> Avalie se a concorrência é acirrada. Quanto mais empresas participam da premiação, maior é o desafio e a veracidade.

> Aposte em premiações já consolidadas e bem aceitas pelo mercado financeiro, como é o caso do Prêmio Relatório Bancário, que em 2021 vai para a sua 17ª edição. 

> Verifique premiações que estão atentas às inovações do setor e vêm para incentivar novas soluções no mercado financeiro. Esse é o caso do Open Finance Awards, o mais novo prêmio da Cantarino Brasileiro que vem para dar luz e premiar startups e empresas que possuem modelos inclusivos — bem como evidenciar a importância do recém-implantado open banking.Aliás, a primeira premiação com soluções para o open banking do Brasil está com as inscrições abertas até 30 de abril. Se lhe parece uma boa oportunidade para destacar sua empresa, inscreva seu case agora mesmo!


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).