BC lança moedas em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil

BC lança moedas em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil


Por Edilma Rodrigues

​O Banco Central lançou, nesta terça-feira (26), duas moedas em comemoração aos 200 Anos da Independência do Brasil, uma em prata e outra em cuproníquel. A de prata, com valor de face de cinco reais, será vendida por 420 reais, com tiragem inicial de cinco mil unidades, podendo chegar a 20 mil. A de cuproníquel, de dois reais, será comercializada por 34 reais, sendo cunhadas inicialmente 10 mil e tiragem máxima de 40 mil moedas.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

As moedas retratam, no anverso, dois momentos históricos ligados à Independência do Brasil: a de prata apresenta a sessão do Conselho de Estado, presidida pela princesa D. Leopoldina e com a participação de José Bonifácio, na qual foi tomada a decisão de enviar cartas a D. Pedro aconselhando-o a romper com a Coroa portuguesa; a de cuproníquel mostra o Grito da Independência, em que D. Pedro, ao receber as cartas da princesa e do ministro José Bonifácio, proclama a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.

Moeda de cuproníquel, com reverso em cores

A imagem usada como inspiração, para a cunhagem da face da moeda de cuproníquel, bastante conhecida pelos brasileiros, retrata o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, de 1888. Em seu reverso, há dois símbolos nacionais: uma faixa em movimento nas cores verde e amarelo e a primeira estrofe do Hino da Independência, escrito por Evaristo da Veiga, cuja música foi composta pelo próprio D. Pedro I. A estrofe é um elemento comum às duas moedas. 

“Esta é a primeira moeda brasileira que faz uso do recurso de cores”, informou a diretora de administração do Banco Central, Carolina Barros, na cerimônia de lançamento, transmitida ao vivo no canal do BC no Youtube.

Na frente da moeda de prata há uma composição de imagens, com o busto de D. Pedro I em primeiro plano e, ao fundo, é retratada a cena “Sessão do Conselho de Estado”, da tela de Giorgina de Albuquerque. 

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

Em seu reverso há a Bandeira Nacional em movimento e, como na de cuproníquel, a primeira estrofe do Hino da Independência. 

A condução do trabalho de criação das moedas foi feita pela equipe do meio circulante do BC em parceria com as equipes da Casa da Moeda.

As moedas podem ser adquiridas no site do Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil: https://www.clubedamedalha.com.br/catalogo-de-produtos.


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).