Banco Sueco aposta em assistente para educar financeiramente as crianças

Banco Sueco aposta em assistente para educar financeiramente as crianças


Emma Granfeldt, gerente de produto – canais digitais do Handelsbanken, falou com a Efma sobre como o banco está transformando a mesada em uma ferramenta de aprendizado para crianças

Efma: o que levou à criação do Pocket Money Assistant?

EG: É importante para nós, como banco, fazer parte dos assuntos financeiros do dia a dia dos nossos clientes – um coach diário. Queríamos tornar esse segmento de clientes mais ativo, ajudando-os com um problema típico do dia a dia. “Quanto dinheiro de mesada é adequado dar?” “Quando começar?” “Como ensinar aos filhos o valor do dinheiro?” Esses são os questionamentos que queremos ajudar a responder.

Efma: Em quais canais o Pocket Money Assistant está disponível?

EG: Está disponível para todos em nosso site e para pais ou responsáveis, no banco online.

Efma: Quais eram os objetivos e/ou KPIs? E quais são os resultados desta iniciativa? Qual é o feedback dos clientes?

EG: Usamos em uma campanha para criar um feeling mais personalizado no mobile bank. Acreditamos que esses clientes seriam ideais para a ação, em razão da idade de seus filhos, e eles receberam um estímulo na homepage. Queríamos ver um crescente engajamento e saber se este tipo de inovação seria apreciado pelos nossos clientes. Obtivemos uma conversão de 9% nessa campanha. Também percebemos visitantes recorrentes ao assistente, indicando a satisfação do cliente. No site, podemos ver que este assistente atrai majoritariamente novos visitantes, por meio de pesquisa orgânica, o que nos leva a crer que existe uma necessidade deste tipo de aconselhamento.


Efma: Pode comentar sobre o conteúdo de educação financeira que vocês oferecem (artigos, vídeos, desenhos animados, jogos)? É para os pais? Para as crianças?

EG: O conteúdo do Pocket Money Assistant é majoritariamente aconselhamento dirigido aos pais e às suas dúvidas sobre o subsídio semanal e como e quando fazê-lo. Orientando-os sobre como conscientizar seus filhos sobre o valor do dinheiro e sobre lições que eles precisam aprender. O assistente, em si, é para crianças e pais, mas foi projetado para que as crianças interajam e explorem diferentes níveis de acordo com as diferentes idades.

Efma: O banco usa o Pocket Money Assistant como uma ferramenta de marketing para promover uma conta corrente/poupança para crianças? Que outros produtos e serviços vocês oferecem para crianças/famílias?

EG: Sim, usamos o assistente para promover contas para crianças e fazer com que os pais tragam seus filhos para o banco. Oferecemos uma diversidade de produtos para crianças: contas básicas, cartões com design próprio (funciona online e no exterior), internet bank e aplicativo móvel, diferentes tipos de poupança e Swish (transferência por número de telefone).

Para as famílias também oferecemos contas compartilhadas, nas quais até cinco pessoas podem usar, para melhorar o controle em uma economia compartilhada. E trabalhamos duro por uma economia com igualdade de gênero para ajudar as famílias a alcançar segurança financeira igualitária e de longo prazo.

Fonte: Efma

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).