Banco criado para promover equidade financeira de gênero completa um ano

Banco criado para promover equidade financeira de gênero completa um ano


Por Edilma Rodrigues

A fintech ElasBank completa um ano no Dia Internacional da Mulher (08 de março). O banco digital, criado para promover a equidade financeira feminina e ter impacto social efetivo, oferece conta digital (isenta de tarifas e uma série de serviços gratuitos, como Pix e TED; cartão de crédito pré-pago internacional e planejamento financeiro e de investimentos, que são customizados para cada mulher e seu momento de vida.

“Nascemos com a promessa de ser um banco inclusivo e promover equidade de gênero usando automação e educação financeira para que mais mulheres tenham acesso aos serviços bancários, crédito barato, e investimentos com propósitos ESG”, conta a Dra. Vanise Zimmer.

O insight para criar o banco digital focado nas necessidades das mulheres surgiu a partir de pesquisas da presidente do ElasBank, Dra. Vanise Zimmer, sobre economia comportamental, psicologia financeira, desigualdade de gênero e inclusão financeira. Ela traçou um diagnóstico da oferta no mercado e identificou a necessidade de produtos e serviços sob medida para aumentar a participação feminina no mercado financeiro. 

Planos para 2022

A expectativa do ElasBank é fechar 2022 com mais de 20 mil contas. Além dos serviços disponíveis, a fintech informa que vai oferecer crédito peer-to-peer para estimular o empreendedorismo feminino e, em breve, também vai lançar cartão internacional pós-pago.

Todavia, as expectativas da empresa não trilham apenas o caminho do aperfeiçoamento da oferta de soluções e produtos ou de números. “Ambicionamos a mudança social e o impacto positivo no mundo dos negócios, a partir da inclusão financeira de gênero e do acesso a investimentos mais rentáveis. No ElasBank, todas as mulheres são bem-vindas!”, assinala a executiva.

Robô Advisor

No aplicativo, a jornada começa com um panorama da situação financeira, a partir da integração de todas as contas bancárias. Com esse raio-x, é possível criar orçamentos para acompanhar receitas e despesas. Pode-se também definir os objetivos de vida, criando um planejamento financeiro integrado, com foco no objetivo final. O investimento é feito por meio de Inteligência Artificial, com o uso de robô advisor, uma tecnologia única e proprietária de otimização de carteiras de investimento. 

Com essa solução é possível, de forma escalável, atender milhares de mulheres e definir, diariamente, as suas carteiras ideais, baseadas nos objetivos de cada uma delas. O acompanhamento dos investimentos é automático, não depende de uma estrutura cara, por se uma solução de grande maturidade tecnológica, permitindo a democratização dos investimentos para todas as mulheres, especialmente as com poucos recursos.

“Com a automação dos investimentos, esperamos que cada vez mais mulheres possam investir com propósito, sem dificuldades ou complexidade”, finaliza Vanise.

O banco digital foi fundado pela Dra. Vanise Zimmer, presidente da ElasBank, Dr. Christian Zimmer, CFO e Lucas Fiel, CTO no ElasBank.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).