Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura

Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura


O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou seu soft launch, que acontece após a aprovação da autoridade monetária de Singapura – MAS (Monetary Authority of Singapore), em 2 de junho de 2022. O banco digital vai se concentrar em serviços financeiros digitais para micro, pequenas e médias empresas locais e regionais, especialmente aquelas com operações internacionais. O objetivo é impulsionar o crescimento e expansão global dessas companhias.

Sobre o lançamento, Toh Su Mei, CEO do ANEXT Bank e veterana do setor bancário com mais de 20 anos de experiência, comenta: “Acreditamos que é hora de oferecer a próxima geração de serviços financeiros acessíveis e sem esforço para negócios em crescimento. Em meio à rápida aceleração da economia digital, os modelos de negócios estão mudando e se convertendo em digital-first, ou adotando um modelo híbrido. Os serviços financeiros precisam evoluir e estar onde as PMEs fazem seus negócios digitalmente.”

“Estamos bem posicionados para vivenciar essa visão, suportados pelas vasta tecnologia e know-how do Ant Group, juntamente com nossa equipe local focada no cliente e dedicada a atender as PMEs. Com abordagem aberta e colaborativa, acreditamos que na união com parceiros da indústria e do setor público para fornecer às PMEs serviços financeiros mais simples, seguros e recompensadores”, acrescenta.

O soft launch do banco foi aprovado pelo diretor de fintechs da MAS, Sopnendu Mohanty que afirmou: “Isso sinaliza mais um marco na jornada de desenvolvimento dos bancos digitais de Singapura, um esforço estratégico para garantir que o setor bancário permaneça progressivo, globalmente competitivo e vibrante. A inovação contínua e os novos recursos que os bancos digitais devem trazer, sem dúvida, adicionarão mais motores de crescimento ao setor financeiro de Singapura. A MAS espera que os bancos digitais prosperem e criem sinergia com nossas dinâmicas instituições financeiras e elevem o padrão na prestação de serviços financeiros de qualidade, bem como o setor financeiro de Singapura para melhor apoiar o crescimento das PMEs, na região e nos mercados emergentes”.

O ANEXT Bank também assinou um memorando de entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) de dois anos com a Proxtera, entidade apoiada pela MAS, a Infocomm Media Development Authority (IMDA) e entidades do setor privado, para transformar e permitir o comércio transfronteiriço holístico entre PMEs e empresas, tornando os mercados eficientes e detectáveis globalmente, com 

Este memorando fará com que as duas organizações criem e estabeleçam conjuntamente uma estrutura aberta para todas as instituições financeiras participantes, pois fornecem suporte de financiamento e mitigação de risco para PMEs e plataformas em negócios globais. O ANEXT Bank também será o primeiro banco de atacado digital participante da Proxtera em Singapura a liderar o fornecimento de soluções de financiamento para compradores e vendedores na rede da Proxtera.

Falando sobre a colaboração, o CEO da Proxtera, Saurav Bhattacharyya, disse: “O compromisso da Proxtera é simplificar o comércio global para PMEs e fortalecê-las com o poder das redes, aproveitando a tecnologia moderna para melhorar a descoberta, acessibilidade, disponibilidade e preço acessível de serviços digitais inovadores. O acesso e a disponibilidade ininterruptos de soluções de financiamento comercial ajudarão a ampliar o crescimento dos negócios e a acelerar a expansão das PMEs. Esta missão está estreitamente alinhada com o foco do ANEXT Bank de apoiar as PMEs envolvidas em operações transfronteiriças. Juntamente com a identidade digital nascida do ANEXT Bank e, primeiramente, os recursos e serviços digitais, estou confiante de que podemos tornar o comércio mais fácil, contínuo e eficiente para as PMEs.”

Como parte de seu soft launch, o ANEXT Bank deu uma prévia da ANEXT Business Account, conta de depósito em duas moedas com medidas de segurança proprietárias, incluindo verificação de autenticação de três fatores, além de recursos como integração remota e juros diários. O Banco também está pedindo às PMEs que compartilhem suas ideias sobre o que esperam ver nos serviços financeiros – reconhece que, para trazer avanços nestes serviços, o começo é nas necessidades das PMEs. As inscrições bem como os registos de interesse para a abertura de conta estão disponíveis no site do banco. A conta comercial ANEXT será disponibilizada para a comunidade geral de PMEs a partir do terceiro trimestre de 2022.

Fonte: Efma

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).