Afinal, o que é altcoin?

Afinal, o que é altcoin?

Tags:

Altcoin é o termo que designa as criptomoedas que surgiram como alternativa ao bitcoin, baseadas ou não na blockchain. Segundo o Infomoney, existem mais de mil moedas digitais, algumas delas com potencial de alta tão grande quanto o bitcoin. As mais conhecidas são: litecoin, éter (etherium), ripple, IOTA, dash, NEO, NEM, Zcash, etherium classic, dogecoin, monero.

Como se sabe, o bitcoin foi o precursor, criado em 2008, por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo que esconde a identidade do ou dos seus criadores. Algumas altcoins têm a utilização semelhante à do bitcoin; outras têm finalidades diferentes como a ethereum. Com tecnologia também baseada em blocos, ela permite criar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas e utiliza a moeda éter.

A característica universal de todas elas é que foram criadas a partir de um código-fonte e utilizam criptografia. Cada moeda, no entanto, passou a ter um propósito, operando em diferentes velocidades. Algumas surgiram de divisões, como aconteceu com o bitcoin recentemente. Outras com a incorporação de melhorias e peculiaridades. É importante notar que muitas moedas virtuais se complementam, mas todas atuam com relações financeiras, seja de comércio eletrônico, transferências, investimentos, pagamentos etc.

Com informações do Guia do Bitcoin, Infomoney, Olhar Digital


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).