Aconteceu na semana

Aconteceu na semana


Lucro ajustado do BB é de R$ 13,5 bilhões em 2018
14 de fevereiro

O Banco do Brasil divulgou nesta quinta-feira (14) o lucro ajustado do quarto trimestre de 2018, de R$ 3,8 bilhões. O valor é 20,6% maior se comparado ao quarto trimestre de 2017, de R$ 3,2 bilhões e 13,0% superior ao 3T18. O retorno sobre o patrimônio líquido (RPSL) do trimestre alcançou 16,3% ante 14,5% no 4T17. A carteira de crédito ampliada totalizou R$ 697,3 bilhões e cresceu 1,8% em 12 meses e a carteira de crédito ampliada PJ cresceu 0,7% em relação ao trimestre anterior. Já o índice de inadimplência (Inad+90) continua em queda, e alcançou 2,53% em dezembro/18, abaixo do Sistema Financeiro Nacional. O índice de cobertura alcançou 211,6%. A despesa de PCLD (Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa) líquida, que conta com a recuperação de crédito diminuiu 29,2% na comparação com 2017, alcançando R$ 14,2 bilhões no ano, motivada pela melhor qualidade na originação de crédito

Com informações da assessoria de imprensa

KPMG, HDI Seguros e Distrito lançam primeiro campus para fintechs do Brasil
14 de fevereiro

A consultoria KPMG, a seguradora HDI Seguros e a plataforma de inovação Distrito acabam de inaugurar o primeiro espaço dedicado a fintechs do Brasil. Mais que um coworking convencional, o Distrito Fintech é uma entidade sem fins lucrativos que nasce com o objetivo de criar uma comunidade poderosa dentro do ecossistema de inovação e fomentar negócios entre as startups do setor, investidores e grandes corporações. O novo campus vai ocupar um prédio inteiro na zona Oeste de São Paulo e terá como mantenedores a própria KPMG e a HDI Seguros, além da RTM, NEON, Pinheiro Neto Advogados, Mercado Bitcoin e a boutique de tecnologia Ateliware. Será a nova casa da Associação Brasileira de Fintechs (AB Fintechs), da Fisher VB, LEAP KPMG Distrito, MEI Fácil, Ali Crédito, entre outros.

Com informações da assessoria de imprensa

Mexicana VADSA vai usar soluções de política e cobrança da Openet para lançar MVNO digital
14 de fevereiro

A Openet anunciou hoje (14) que a Mexicana VADSA (Agregado Digital S.A. de C.V)., uma MVNE (Mobile Virtual Network Enabler), está implementando soluções de controle de políticas e sistemas de cobrança em tempo real da Openet. A irlandesa Openet fará parte da solução global MVNO (Mobile Virtual Network Operator) digital da VADSA. A VADSA firmou acordo de telefonia móvel com a Altán Redes, a primeira Rede Móvel 4G-LTE de 700Mhz do México e lançará neste ano um MVNO chamado Exis Telecom, que oferecerá uma experiência ao cliente totalmente digital e em tempo real com aplicativos baseados em conteúdo. Como uma MVNE totalmente digital, a VADSA busca superar os desafios de segmentar o perfil do consumidor final (pessoa física) e do consumidor corporativo (empresa) por meio de um portal de autoatendimento, evitando soluções pré-pagas tradicionais ou separadas por B2C / B2B.

Com informações da assessoria de imprensa

Sicoob inicia 2019 com resultado positivo de R$ 3,12 bilhões
13 de fevereiro

O Sicoob, sistema financeiro cooperativo, inicia 2019 com crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior e um resultado de R$ 3,12 bilhões. A performance positiva se reflete também nas operações de crédito bruto, que registraram R$ 54,6 bilhões, um avanço de 20,4% em relação a 2017. Já os ativos chegaram a R$ 104,2 bilhões com acréscimo de 15,2%. Outro número relevante é o crescimento de novos cooperados: foram 616 mil em 2018, alcançando a marca de 4,4 milhões de pessoas que hoje contam com o amplo portfólio de produtos e serviços financeiros oferecidos pelas cooperativas.

Com informações da assessoria de imprensa

Capgemini lança o Perform AI, portfólio de soluções de Inteligência Artificial
13 de fevereiro

A Capgemini lança o Perform AI, novo portfólio de soluções e serviços em IA (Inteligência Artificial) que auxilia as organizações a alcançar e sustentar resultados de negócios tangíveis ao construir e operar projetos de IA em escala. Provendo excelência operacional e inovação nos negócios por meio de experiências imersivas e altamente personalizadas, que aproveitam as potencialidades e recursos de todo o Grupo – desde estratégia e design até implementação e gerenciamento globais – em IA. Reunindo pessoas, processos, dados e tecnologia para oferecer um desempenho de negócios superior, sustentável e confiável. Os mercados prioritários para o Perform AI são os setores de manufatura e serviços financeiros, bem como o domínio de experiência dos Clientes. O portfólio completo das soluções Perform AI da Capgemini está disponível no site.

Com informações da assessoria de imprensa

Visa cria tecnologia para reduzir fraudes e desistências no comércio eletrônico
13 de fevereiro

A Visa criou um novo sistema que tem como objetivo aumentar a segurança do comércio eletrônico, ajudando a substituir o boleto como meio de pagamento. A tecnologia, chamada 3 DS 2.0, amplia a quantidade de informações do consumidor que são enviadas pelo e-commerce ao banco, aumentando a segurança. Hoje apenas seis dados são fornecidos, como informações bancárias e valor da transação. No novo sistema, mais de 100 informações serão fornecidas, como o produto adquirido, se o acesso é por via mobile, se é a primeira vez que aquele dispositivo é usado para fazer compras, quantas vezes aquela página foi acessada, entre outras.

Fonte: New Trade

BB prorroga operações rurais em Brumadinho
13 de fevereiro

O Banco do Brasil aprovou medida emergencial que permite prorrogar por um ano o vencimento de operações de crédito rural dos produtores de Brumadinho (MG). Foram contemplados produtores e cooperativas com empreendimentos na cidade que possuam operações vencidas ou a vencer entre 25 de janeiro e 31 de dezembro deste ano. Para as operações de custeio, além da carência de doze meses, os produtores poderão dividir o saldo em três parcelas anuais. Os produtores interessados em prorrogar o vencimento das operações devem procurar as agências do Banco do Brasil nos próximos 90 dias. Neste período as dívidas não serão consideradas vencidas.

Com informações da assessoria de imprensa

Análise de risco OneSpan combate fraudes bancárias
13 de fevereiro

A OneSpan, empresa mundial em software para identidades confiáveis, assinaturas eletrônicas e transações seguras, anunciou o lançamento de sua solução de análise de risco API aberta e baseada em nuvem e para auxiliar instituições financeiras a impedir fraudes em contas bancárias novas e nas já existentes. A análise de risco protege contra atividades fraudulentas em canais online e móveis empregando análise de risco baseada em machine learning. Essa análise identifica a fraude em tempo real, prevê os níveis de risco e toma medidas imediatas quando a ação criminosa é detectada. O uso de machine learning permite que a classificação de riscos otimize os processos, reduz os custos operacionais associados à revisão manual e, em última análise, melhore a experiência do usuário com menos falsos positivos.

Fonte: It Forum 365

Lucro líquido do Banco Votorantim cresce 82,3% em 2018 e chega a R$ 1,1 Bilhão; ROE atinge 11,5%
12 de fevereiro

O Banco Votorantim encerrou 2018 com crescimento de 82,3% no lucro líquido na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 1,06 bilhão, confirmando um novo patamar de ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido), que alcançou 11,5% no ano contra 6,8% em 2017. O total de receitas, que considera a somatória da margem bruta e receitas de serviços e corretagem de seguros, cresceu 5,9% em 2018. A BV, marca de varejo do Banco Votorantim e líder no segmento de veículos leves usados, cresceu seu volume de originação de financiamentos de automóveis, caminhões e motos, chegando a R$ 17 bilhões em 2018, 8,2% maior que no ano anterior. O resultado com Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) e impairments de 2018 caiu 25,5% em relação a 2017, principalmente devido às menores provisões de devedores duvidosos do Atacado, reflexo da melhora da qualidade dos ativos. Tal melhoria demonstra a eficiência da gestão de riscos e dos processos de concessão de crédito, evidenciados pela menor relação do resultado de PDD com a carteira de crédito classificada, que caiu de 4% para 2,5% no último ano.

Com informações da assessoria de imprensa

IBM e Fapesp vão investir até US$ 10 milhões em Centro de AI no Brasil
12 de fevereiro

A IBM e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) fecharam acordo para a criação do Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil. As pesquisas serão aplicadas a diferentes segmentos do mercado, com foco em recursos naturais, agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde, com o objetivo de fomentar avanços científicos significativos sobre o potencial da AI. Com financiamento de longo prazo – mínimo 2 e máximo 10 anos – IBM e Fapesp reservarão, cada uma, até US$ 500 mil por ano para implementar o programa, que contará com avaliações periódicas das atividades do Centro. A chamada de propostas para o Centro de IA está aberta para Universidades e Institutos de Pesquisa interessados. Todas as propostas serão revisadas por especialistas internacionais e deverão ser apresentadas em Inglês. A data final para a submissão das propostas para a FAPESP é 15 de abril de 2019. Todas as instruções estão disponíveis em www.fapesp.br/12504

Fonte: IP News

Destaque no ranking de uso de smartphones, mercado de aplicativos cresce no Brasil
12 de fevereiro

No Brasil, mais de 60% dos adultos declaram ter um smartphone, de acordo com pesquisa do Pew Research. Entre as economias emergentes, o país lidera, se posicionando à frente de nações como Filipinas (55%), México (52%) e Índia (24%). O brasileiro gasta, em média, mais de três horas por dia usando aplicativos em aparelho celular, como aponta um outro levantamento, da consultoria digital App Annie, que atua na análise de mercado mobile. O estudo avaliou dados da App Store e da Google Play e levantou que os usuários têm, em média, entre 70 e 80 aplicativos instalados, entretanto só fazem uso de metade deles, cerca de 30 a 40.

Com informações da assessoria de imprensa

SumUp adquire plataforma de comércio eletrônico
12 de fevereiro

A SumUp, empresa de pagamentos móveis, anunciou a aquisição da plataforma de comércio eletrônico multicanal Shoplo, de origem polonesa. De acordo com a SumUp, a compra permitirá a expansão de uma série de produtos que permitem comerciantes acessarem mercados online, como Facebook, eBay e Etsy. A notícia saiu no site Tech Crunch. A Shoplo fornecerá o modelo, a tecnologia e a experiência para expandir na área de comércio eletrônico, permitindo à SumUp oferecer a seus clientes uma solução escalonável que dará a seus comerciantes a possibilidade de criação de suas próprias lojas online e a venda em diferentes plataformas de comércio eletrônico. A ambição da SumUp é tentar criar um balcão único para empresas de todos os portes. Hoje em dia, a companhia conta com 1 milhão de usuários em todo o mundo e US$ 200 milhões de receita anual.

Fonte: Mobile Time

Bela cria ferramenta financeira que facilita a organização das vendas para a cadeia do turismo
12 de fevereiro

Buscando facilitar a organização de toda a demanda da cadeia do turismo, a Bela criou a ferramenta financeira Wave, que promete centralizar os processos de vendas do setor. A aplicação tem como principais objetivos eliminar a necessidade de crédito entre toda a cadeia, zerar a inadimplência, reduzir os altos custos com juros, capital de giro e taxas de cartão, além de melhorar a margem de lucro, dar mais autonomia e aumentar as vendas. A ferramenta oferece a funcionalidade de toda a cadeia (hotéis, companhias aéreas e receptivos) receberem sua parte, no mesmo prazo, sem necessidade de uma empresa assumir o giro da outra. Qualquer negócio pode receber pagamentos com a Wave, e somente a agência que fez a venda precisa ter a V7, a máquina de cartão da Bela.

Com informações da assessoria de imprensa

Nubank, RecargaPay, Ebanx e Vindi são destaques em relatório de meios de pagamentos do BTG
11 de fevereiro

Nubank, RecargaPay, Ebanx e Vindi são startups financeiras apontadas como destaque no documento “As Tendências de Meio de Pagamentos no Brasil em 2019“, realizado pela Boostlab (braço de inovação do BTG) em parceria com a startup ACE. Segundo a RecargaPay, fintech de pagamentos por celular com mais de 10 milhões de usuários no Google Play, sua indicação se deu por conta do investimento de US$ 22 milhões recebido pela fintech em 2018 e pelos serviços oferecidos pela empresa, que conquistaram a classe C. O relatório, que avalia a evolução e traça um panorama do setor dos meios de pagamentos no Brasil, apontou que existem 114 fintechs ativas nessa atividade no País.

Com informações da assessoria de imprensa e Boostlab

Neon tem novo líder de Pessoas e Experiência do Cliente
11 de fevereiro

A Neon Pagamentos, fintech criada em 2016, anuncia a chegada de Adriano Lima como novo sócio. Ele, que ficará responsável pela liderança das áreas de pessoas e experiência do cliente, tem como principal desafio continuar oferecendo uma experiência diferenciada para os colaboradores e clientes da Neon. Adriano Lima tem mais de 25 anos de experiência executiva nas áreas de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional em empresas como Unilever Bestfoods, Mastercard, Itaú Unibanco e Dasa. Ele também é fundador da AL+ People & Performance Solutions e da startup PeopleTech.

Com informações da assessoria de imprensa

Capacitação gratuita em desenvolvimento de software está com 30 vagas abertas
11 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o DB1 Start, programa de capacitação em desenvolvimento de software, voltado para estudantes de computação ou engenharia que pretendem ingressar ou se desenvolver na área de TI, partir do dia 8 de fevereiro. São 30 vagas e o pré-requisito é estar cursando ensino superior nos cursos de Informática (análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação ou ciência da computação) ou engenharia. Esta edição vai ser na Faculdade Cidade Verde, com três vagas específicas para pessoas com deficiência, e as aulas vão acontecer sempre no período da tarde, das 13:30 às 17:00, entre os dias 11/03 e 12/04, com total de 80 horas de curso. As inscrições poderão ser feitas em http://bit.ly/db1start2019

Com informações da assessoria de imprensa

ACI Worldwide e BioCatch protegem consumidores contra fraudes bancárias online e em dispositivos móveis com biometria comportamental
11 de fevereiro

A ACI Worldwide, especializada em soluções bancárias e de pagamentos eletrônicos em tempo real, anunciou uma colaboração com a BioCatch, de biometria comportamental, para proteger clientes contra fraudes bancárias online e em dispositivos móveis, tais como sequestros de conta. Além do aprendizado de máquina e dos avançados recursos de análise da solução de gerenciamento de riscos de pagamentos da ACI, bancos ao redor do mundo agora poderão se valer das avaliações de comportamento em tempo real da BioCatch para identificar uma série de ameaças cibernéticas sem perturbar a experiência do usuário.

Com informações da assessoria de imprensa

Brasileiros confiam pouco em compras online
11 de fevereiro

A Minsait, uma empresa Indra, mostra em seu estudo mais recente de meios de pagamento que os brasileiros dominam o meio online para fazer compras – porém ainda não se sentem tão seguros quanto seus pares na América Latina para confiar no ambiente online. De acordo com a pesquisa, o Brasil lidera em número de consumidores que já compraram online pelo menos uma vez (94,6%). Em seguida, aparecem o Chile (93,5%), Argentina (91,6%), Colômbia e México (90,9% e 90,8%, respectivamente). Contudo, a frequência de compras varia bastante: enquanto a maioria dos consumidores nos demais países compra online uma vez por mês, grande parte dos brasileiros consome de maneira mais esparsa: uma vez a cada três meses. A diferença pode ser explicada pelo nível de segurança observado na hora de efetuar compras online. A Argentina lidera em segurança, com 78,7% dos consumidores que se declaram totalmente ou bastante seguros, seguida pelo Chile (73,2%), México (68,6%) e Colômbia (66,8%). O Brasil aparece em penúltimo lugar, com 62,7% dos consumidores se sentindo bastante seguros – índice apenas superior ao dos peruanos, de 56,4%. (com assessoria de imprensa

Fonte: Tele.Síntese

IRB Brasil RE investe em programa de inovação
11 de fevereiro

A partir de 18 de fevereiro, estudantes de graduação e profissionais do IRB Brasil RE e da Mongeral Aegon vão se reunir diariamente na PUC-Rio em busca de soluções inovadoras para o mercado de seguros e resseguros. É a segunda edição do Insurtech Innovation Program, que estimula o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos baseados em tendências tecnológicas como blockchain, ciência de dados, machine learning, internet das coisas e realidades virtual e aumentada. O programa, que é uma parceria com a Mongeral Aegon e a PUC-Rio, envolveu 28 estudantes e 11 profissionais em 2018. Ao todo, 20 propostas de soluções foram estruturadas e seis delas selecionadas para desenvolvimento. Os projetos, que devem ser implantados pelas empresas em 2019, usam tecnologias como mobile, inteligência artificial, blockchain e realidade aumentada para resolver problemas comuns ao mercado, como gestão da carteira de segurados e compartilhamento de dados para avaliar melhor os riscos de um contrato.

Com informações da assessoria de imprensa

BlueLab lança primeiro voicebot imune a ruídos
08 de fevereiro

A BlueLab e a SpeechVillage (sócia tecnológica) acabam de lançar a tecnologia EAR (Enhanced Audio Recognition), que permite uma experiência de atendimento muito similar à conversa entre duas pessoas reais, mesmo em ambientes desfavoráveis, como aqueles com TV em alto volume, barulhos de crianças ao fundo ou o trânsito de uma rua movimentada. No Brasil, a tecnologia EAR começou a ser utilizada em janeiro de 2019 pela operadora Sky, cujo assistente virtual, que atende cerca de 250 mil ligações por mês e classifica 160 motivos diferentes, utiliza a plataforma de voicebot da BlueLab desde o primeiro trimestre de 2018.

Com informações da assessoria de imprensa


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