Acesso lança solução de APIs e sandbox para oferta de open banking


Por Edilma Rodrigues

A Acesso, que atua no mercado brasileiro de fintechs, lança o Bankly, unidade de negócios que desenvolveu uma solução de banking as a service, que se baseia na oferta de APIs (interfaces de programação de aplicações). Trata-se de uma estrutura tecnológica e regulatória que permite que organizações – sejam do mercado financeiro ou não – integrem serviços bancários em suas ofertas, desde a construção de um cartão para um varejista até uma conta digital completa. Além de contar com um ambiente de testes para permitir o diálogo sobre o futuro de serviços bancários.

Transações por meio de instituição de pagamento oficial

A Acesso informa que a integração com o Banco Central garante a todos os clientes de Bankly a regulamentação e segurança de estar transacionando por meio de uma instituição de pagamentos (IP) oficial.

O Bankly tem 45 APIs, que quando plugadas permitem que empresas ofereçam funcionalidades em seus produtos como: pagamento de contas, transferências (TED/DOC), emissão de cartões, entre outras. Além dessas, outras 30 APIs estão na esteira de produção e serão lançadas até o final de 2020. 

A empresa explica que o modelo chega para mudar as estruturas do engessado mercado bancário brasileiro, e justifica: “apenas cinco grandes bancos detêm praticamente 70% do mercado.” Por propiciar a qualquer negócio oferecer produtos financeiros aos seus clientes, o Bankly tem potencial para ser um importante agente da mudança e da democratização dos produtos financeiros no país.

De acordo com o CEO da empresa, Davi Holanda, o serviço funciona como um ‘supermercado’ de APIs para empresas que querem integrar funcionalidades financeiras aos seus produtos. “Por exemplo, se uma rede de varejo quiser lançar um produto financeiro digital, ela pode compor o seu app com várias APIs, habilitando funções como transferências entre contas (TED/DOC), emissões de cartões com marca própria e até a estruturação de uma conta completa”, comenta.

Sandbox para promover diálogo sobre o futuro dos serviços bancários

Outro objetivo do negócio é promover o diálogo sobre o futuro dos serviços bancários com a comunidade de desenvolvedores e profissionais de tecnologia do país. “O Bankly nasce com um ambiente de teste – tecnicamente denominado “sandbox”, no qual todas as integrações podem ser testadas em um ambiente seguro, sem a realização de transações reais,” descreve a empresa em nota divulgada à imprensa.

“Nossos serviços e APIs são feitos por desenvolvedores para desenvolvedores, o que facilita muito a construção de produtos com qualidade e que dispensam a necessidade de milhares de fornecedores terceirizados”, complementa Holanda sobre a tecnologia investida no negócio.

Bank as a service

O conceito de banking as a servisse, assinala a empresa, engloba soluções e ferramentas tecnológicas que abrem a possibilidade de as empresas disponibilizarem serviços bancários mesmo não atuando no setor financeiro. É uma das principais tendências do Brasil para 2020, principalmente com a regulamentação do open banking pelo Banco Central a partir deste ano.

Com informações da assessoria de imprensa


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