Tags:

78% dos brasileiros eliminaram ou diminuíram o uso de dinheiro com a covid-19


Por Edilma Rodrigues

Mais de 78% dos consumidores brasileiros passaram a usar menos dinheiro – ou eliminaram totalmente seu uso – e 73% mudaram seu método de pagamento para reduzir o contato, desde o início da pandemia. A informação é do estudo Visa Back to Business realizado pela Wakefield Research em oito países com consumidores e micro e pequenas empresas (PMEs), em junho.

Segundo a pesquisa, 84% das PMEs brasileiras tentaram uma nova estratégia para manter seu negócio nos trilhos. No mundo todo, foram 67%. O vice-presidente de soluções para o comércio da Visa do Brasil, Fernando Pantaleão, explica que as empresas e os consumidores brasileiros são ágeis e, em pouco tempo, adquiriram a expectativa de um comércio digital-first. 

“Com as PMEs no mundo todo sentindo o impacto financeiro da covid-19, os brasileiros mudaram sua maneira de abordar os pagamentos digitais e o e-commerce para priorizar a segurança durante a COVID-19. Os consumidores do Brasil e de toda a América Latina e Caribe entenderam que podem comprar praticamente qualquer produto digitalmente e retirá-lo via drive-thru, recebê-lo em casa ou buscá-lo na loja. Hoje, nas lojas brasileiras, os pagamentos sem contato marcam tanta presença no checkout quanto as máscaras faciais e o álcool gel, e muitas dessas novas experiências estão se tornando um hábito”.

Consumidores brasileiros e PMEs adotam o comércio digital e novas estratégias

Embora estejam incrivelmente otimistas, as PMEs brasileiras têm suas preocupações: 64% delas querem atrair novos consumidores (vs. 40% globalmente) e, mais de metade, perdeu receita depois do início da pandemia. Para resolver isso, apostam no comércio digital e em outras estratégias como:

  • 50% das PMEs brasileiras estão migrando seu negócio para o canal online;
  • 50% usam publicidade direcionada nas redes sociais;
  • 33% oferecem entrega residencial; 
  • 30% aceitam pagamentos por aproximação com celulares ou cartões, por exemplo; 
  • 87% dos consumidores brasileiros adotam medidas para manter seus cartões limpos.

Os consumidores brasileiros também estão adotando o digital. Quase três quartos (73%) dos consumidores brasileiros mudaram seu método de pagamento desde o início da covid-19; 56% compram on-line sempre que possível, e 43% usam pagamentos por aproximação. A maioria dos consumidores eliminou ou diminuiu o uso de dinheiro (78%). 

O Visa Back to Business avalia a drástica migração para o comércio digital em resposta à pandemia de covid-19, impulsionada, em grande parte, pela mudança nas expectativas dos consumidores e sua busca por um momento de pagamento seguro e sem contato. E ouviu, entre 18 e 29 de junho de 2020, 250 pequenos empresários, donos de empresas com até 100 funcionários, nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. A pesquisa com consumidores foi realizada entrevistou, entre os dias 12 e 29 de junho, 1 mil adultos com mais de 18 anos nos Estados Unidos e 500 adultos com mais de 18 anos no Brasil, Canadá, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Os dados foram ponderados para garantir uma representação precisa de adultos com mais de 18 anos em cada país.

Com informações da assessoria de imprensa


Fique atualizado em relação as principais notícias do setor. Inscreva-se na Newsletter e nos acompanhe nas Redes Sociais (Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram).