Blockchain tornará mercados tradicionais mais eficientes, mas regulação única pode criar empecilhos

O painel final do Fintech View discutiu como o blockchain pode mudar a forma de pensar e agir do mercado financeiro e também demonstrou preocupação com a questão regulatória. Com a moderação de Dorival Dourado, da Centria, e participações de Edilson Osório (Original My), João Canhada (Foxbit) e  Andrea Zaccari (Intel), o painel abordou as razões do interesse mundial pela tecnologia, as dificuldades de sua adoção em larga escala e os temores sobre o papel dos órgãos reguladores no desenvolvimento deste setor.

Na opinião de Osório, a tecnologia tem o potencial de tornar os mercados tradicionais mais eficientes. “O blockchain do Bitcoin só faz uma coisa, mas a tecnologia está sendo usada para desenvolver as mais variadas formas de aplicação e se mostrado muito eficiente”, disse.

Segundo ele, o grande desafio se dá em torno da questão de como armazenar informações sensíveis em ambientes públicos. “Uma vez no blockchain, sempre no blockchain. Se uma instituição armazenar um dado sigiloso e, posteriormente, um ex-colaborador, por exemplo, resolver dar publicidade a esta informação, não será possível para a instituição apagar e nem modificar esses dados”, comentou. Ressaltou que este é um risco grande quando se fala da utilização do blockchain por bancos e instituições financeiras.

Canhada, por sua vez, ressaltou que ainda existe muita coisa a ser descoberta em relação às possibilidades de uso do blockchain. “Alguém se dizer especialista em blockchain hoje é como alguém se dizer especialista em comércio eletrônico nos anos 90”, declarou. “Por isso creio que uma regulamentação agora não seria benéfica”, concluiu.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top