O Blocknews e a Cantarino Brasileiro vão realizar, na terça-feira, dia 7 de junho, o primeiro episódio do Blockchain Finance Brazil 2022, que visa unir representantes de empresas nativas em blockchain e de instituições financeiras convencionais para discutir a adoção da tecnologia que já está gerando disrupções no sistema financeiro. O objetivo é discutir o que está acontecendo e o que podemos esperar de mudanças no futuro.
O primeiro episódio será online e gratuito. Os painéis acontecerão das 9h às 11h e as inscrições são feitas pelo link.
Serão realizados dois painéis. No primeiro deles, “Blockchain e as Novas Exchanges Brasileiras”, participarão representantes das três plataformas que estão nos sandbox da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central e que usam a tecnologia, trazendo mais opções de captação de recursos para empresas e de ativos para os investidores. Assim, estarão no debate Fernando Carvalho, sócio-diretor da QR Capital, que é sócia da Vórtx QR Tokenizadora, projeto no sandbox da CVM, Keiji Sakai, Sakai, diretor da Bolsa OTC, que está no sandbox do BC, e Marcelo Miranda, fundador da Finchain e sócio da BEE4, outro projeto no sandbox da CVM.
O segundo painel será “Blockchain: reinventando processos financeiros”, com a participação de empresas líderes do setor. Os panelistas serão Marcelo Hirata, CIO da resseguradora IRB Brasil RE, George Marcel Smetana, especialista em pesquisa e inovação do Bradesco, e Gustavo Paro, Country Head e Chefe de Vendas para América Latina da R3. Nessa discussão, vamos abordar como testes e casos de uso de blockchain indicam que essa é uma solução eficiente para diversos processos ao entregar mais rapidez, segurança e custos menores. Dessa forma, gera ganhos para as empresas e seus clientes.
“No Blockchain Finance Brazil 2022 teremos sempre alguns dos nomes mais relevantes do ecossistema blockchain falando sobre seus projetos, suas visões e perspectivas para o mercado. Está cada vez mais claro que o uso de blockchain em processos financeiro e na criação de tokens e criptoativos é caminho sem volta. E como é um movimento que corre tão rapidamente, precisamos discutir onde estamos na solução de limitações antigas do sistema e para onde vamos com as oportunidades que blockchain permite”, diz Claudia Mancini, fundadora e diretora editorial do Blocknews, que será curadora e mediadora dos painéis.
“Vejo que blockchain ainda é um enigma para muitos no ecossistema financeiro. Como uma empresa que tem a missão de antecipar tendências e alimentar a inclusão financeira, é nossa obrigação trazer esse tema à tona e engajar nossa comunidade”, afirma o CEO da Cantarino Brasileiro, Marcos Cantarino.