nota6

Black Friday tem consumidores e varejistas mais exigentes

Que tal aproveitar esta oportunidade?

Por Braulio Lalau de Carvalho*

A Black Friday está chegando e é um bom momento para os varejistas prestarem atenção no comportamento do consumidor que, nesse período, deve movimentar mais de R$ 4 bilhões, alta de 18% na comparação com 2018. O ticket médio de compra deve ser de R$ 626, com uma variação de 3%, segundo a consultoria Ebit/Nielsen.

Mais questionador e atento ao mercado, o novo perfil de consumidor é mais exigente em relação à experiência oferecida pelos varejistas. Esse cliente quer ser atendido em diversos canais e busca agilidade nas respostas em sinergia com seu dia a dia dinâmico e intenso.

Em um mundo rodeado de opções de compra, não basta mais oferecer um bom produto. Os novos consumidores se interessam por marcas que compartilham os mesmos valores que os deles. De acordo com o levantamento realizado pelo Google, em parceria com a consultoria Provokers, a intenção de compra somente na internet durante a Black Friday caiu de 52%, em 2018, para 38% em 2019. Já a parcela de compradores que pretende comprar apenas em lojas físicas passou para 37%.

A abordagem omnichannel ou multicanal ganha força e consiste em integrar varejo online e offline. Poder comprar no site e retirar na loja, por exemplo, será ainda mais comum. Inclusive, a expectativa é que o número de consumidores conectados na data se iguale ao das compras físicas. 

Essa tendência mostra que o consumidor está cada vez mais omnichannel. É possível antecipar o comportamento padrão do público-alvo e sugerir interações padronizadas e automatizadas. A presença multicanal é fundamental não só para acompanhar seu cliente durante a jornada de compra, mas também para auxiliar na localização de influenciadores e criação de novas estratégias.

Já você, como consumidor, precisa ter atenção redobrada com os super descontos. Nenhuma grande rede oferece produtos com valores irrisórios. O ideal é pesquisar os produtos que você deseja e comprar com alguma antecedência, pois nesse período recebemos milhares de e-mails marketing com produtos dos mais variados. Fique atento ao clicar e inserir os seus dados pessoais.

Para finalizar, precisamos ter como objetivo conquistar nossos clientes de maneira personalizada e única, ficando sempre atentos aos seus movimentos. Aproveitem e boa Black Friday!

*Braulio Lalau de Carvalho é CEO da Orbitall, empresa do Grupo Stefanini

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top