A Trilha de Meios de Pagamento do Ciab FEBRABAN iniciou suas discussões nesta terça-feira (21) com a participação dos líderes do setor de adquirência. A mesa redonda contou como Fernando Chacon, CMO de Marketing e Sustentabilidade e CEO da Rede, Pedro Coutinho, CEO da GetNet e Romulo Mello Dias, Presidente da Cielo. Eles ouviram do CEO da Verifone Brasil, André Petroucic a previsão de que até o ano de 2020 a maior parte dos terminais de captura de transações estará disponibilizando a biometria como forma de autenticar as operações.
Petroucic afirmou também que o próprio dinheiro, em forma de papel moeda, estará em vias de extinção em 2020. “Eu li que tem um deputado querendo acabar com o Real e eu quero dizer que sou totalmente a favor disso”, afirmou repercutindo informação publicada no Anuário Brasileiro de Canais de Pagamento e Cartões de 2016.
Com a moderação de Ricardo de Barros Vieira, Diretor Executivo da ABECS, os executivos discutiram também a respeito da estimativa de prazo para a massificação do uso da tecnologia NFC nas transações. Fernando Chacon disse que a principal barreira é a aculturação do usuário. “O lado da adquirência já está apto a receber este tipo de operação, mas os emissores estão tendo dificuldades de fazer a ativação porque muita gente não quer usar”, disse. Romulo Dias concordou com esta avaliação. “A estrada já foi criada. Falta o carro pra passar”, disse.
Pedro Coutinho chamou a atenção para a oportunidade que a abertura do mercado está trazendo no sentido das adquirentes inverterem a abordagem junto aos clientes. “Sempre se falou em custos que a captura leva aos estabelecimentos. Agora, com a concorrência mais acirrada e as novas tecnologias estamos podendo oferecer receita a eles por meio de venda de seguros, recarga de celular e outros serviços ofertados no ponto de venda”, disse.