nota5_2

Big data e Inteligência Artificial acrescentam desafios de ética e governança

Lidar com dados de diversas fontes e com decisões geradas por algoritmos analíticos são as questões fundamentais relacionadas à ética e direitos dos clientes surgidas a partir dos novos serviços financeiros digitais. Esse foi o eixo do painel Ética Digital no mundo corporativo, que reuniu Gustavo Roxo, head de tecnologia do BTG Pactual; Marino Aguiar, CIO do Santander; e Maurício Minas, presidente do conselho do Ciab e vice-presidente executivo do Bradesco.

“Antes capturávamos os dados internamente e tratávamos. Hoje lidamos com múltiplas fontes. Daqui a uns cinco anos, a informação interna será apenas um pedaço de tudo que se avalia para, por exemplo, uma aprovação de crédito. “A questão é como olhar essas informações de forma correta, e ao mesmo tempo garantir a privacidade dos clientes”, observa Roxo.

“Somos a indústria com maior capacidade de colher dados dos clientes, embora nem sempre usemos de forma plena esses dados, o que inclusive deu espaço para as fintechs. Agora, precisamos usar melhor o que já temos e o que o cliente vai nos autorizar a capturar”, diz Maurício Minas

O executivo do Bradesco menciona que hoje são necessárias duas vertentes de curadoria: de qualidade da informação, cujas falhas e inconsistências comprometem todos os processos posteriores; e curadoria de algoritmos, para que máquinas de aprendizado ou sistemas de inteligência artificial não cheguem a deduções espúrias.

Gustavo Roxo acrescenta que a questão ética é como auditar esses algoritmos. “Se você só enxerga os dados que entram e a resposta que sai, os vícios da máquina (devido a uma lógica errática ou engessada na programação) aparecem”, constata. “Quando se fala de open banking, os bancos precisam cuidar para que os parceiros também subam sua régua de governança”, lembra Marino Aguiar.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top