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Big data analytics e IA melhoram operações de cobrança

Por Edilma Rodrigues

Empresas tradicionais como os bancos Pan, Votorantim e Omni, a Via Varejo, DXC e a CSU adotam solução de big data analytics e inteligência artificial para aprimorar suas operações de cobrança e aumentar a assertividade. Essas instituições usam a plataforma Discovery, da Deep Center, para coletar dados de diversas naturezas e permitir que se conectem com suas fontes de cobrança e visualizem informações da operação em tempo real. Para se ter uma ideia, a companhia processa diariamente 22 milhões de dados. “A utilização da tecnologia big data é fundamental para o ganho de produtividade,” enfatiza o sócio fundador da Deep Center, Gabriel Camargo.

A Discovery faz a análise de dados preditiva para embasar decisões mais assertivas na hora de abordar os clientes e auxiliar na correção de determinados rumos. A companhia explica que os indicadores mais sensíveis na área de cobrança são as chamadas atendidas, os custos por chamadas, a taxa de conversão e as chamadas improdutivas. A nossa proposta com a solução foi trazer novos insights como a melhor hora para cobrar um inadimplente, identificando qual o meio mais eficiente e, sobretudo, como se antecipar para evitar a perda de um cliente, assinala Camargo.

Segundo comunicado da empresa à imprensa, a plataforma permite coletar, limpar, normalizar e integrar dados estruturados ou não estruturados em uma fábrica de big data, independentemente de sua diversidade e da quantidade de fontes e assessorias conectadas. “Isso feito, ela passa a entregar ao gestor desde a visão global do negócio em tempo real, até o detalhe das interações com os clientes.”

A Deep Center também auxilia empresas como Rodobens, Recovery e diversas assessorias de cobranças, que atendem vários setores da economia, como finanças, saúde e varejo. Entre seus clientes ainda figuram companhias conhecidas como a Honda, Yamaha, Flex, System Interact, CobCred, Grupo Multicobra, Orcozol, TRC-Taborda, Advocacia Antônio Samuel da Silveira. Suas soluções “vão desde a apresentação de monitoria e diagnósticos até o desenvolvimento de modelos analíticos e preditivos,” explica a gestora.

Com informações da assessoria de imprensa

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