Crédito: Banco Central/Divulgação

BC lança oficialmente a Pesquisa Firmus em São Paulo

Novo levantamento coleta projeções econômicas e percepções de empresas sobre conjuntura nacional e internacional

O Banco Central (BC) anunciou, durante o Encontro Firmus 2025 em São Paulo, a conclusão da etapa-piloto e o lançamento oficial da Pesquisa Firmus, iniciativa voltada a coletar e divulgar projeções do setor empresarial para variáveis macroeconômicas, como inflação, PIB e câmbio. O levantamento também inclui expectativas relacionadas a custos, preços finais, margens de resultado e percepções sobre impactos da política comercial dos Estados Unidos.

Inspirado em práticas de outros bancos centrais, o questionário foi desenhado para ser curto e de fácil preenchimento, permitindo respostas sem grande custo de tempo. A pesquisa será aplicada trimestralmente, em fevereiro, maio, agosto e novembro, e os resultados devem ser divulgados até o final do mês seguinte. As respostas são sempre tratadas de forma agregada, preservando a confidencialidade das empresas participantes.

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou a relevância do levantamento: 

“Qualitativamente, a Pesquisa Firmus já vem nos oferecendo informações muito valiosas que estão sendo incorporadas na formulação da política monetária. O BC pode contar com esse conjunto de informações mais rico, mais diverso, vindo de quem está com o dedo no pulso da economia e realmente sabendo o que está acontecendo no dia a dia. É muito valioso para a autoridade monetária, e vai sim dar um retorno para a sociedade”.

Na mesma linha, o diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, ressaltou a aproximação que a pesquisa promove: 

“A Pesquisa Firmus representa uma aproximação do Banco Central com o setor não financeiro. Nasce da ideia de se ter uma pesquisa de percepção do setor empresarial e representa subsídio muito valioso para a política econômica. Ao ser comparada com o (boletim) Focus, tendo perguntas semelhantes, a gente tenta entender se os setores financeiro e não financeiro têm expectativas semelhantes”.

A etapa-piloto revelou que as expectativas de inflação das empresas brasileiras seguem dinâmica próxima às medianas do Relatório Focus, sugerindo que este exerce influência na formação das projeções. Ao mesmo tempo, a Pesquisa Firmus agrega informações qualitativas sobre conjuntura, custos, preços e margens, oferecendo ao BC um painel mais amplo da realidade econômica.

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
BC amplia transparência e cria novas séries sobre política cambial
Página oficial reunirá histórico de dez anos e cronogramas de vencimento de Swap Cambial e...
TOP 6
Bets começam a repassar R$ 1,3 bilhão de saldos para os bancos
Devolução automática para 26,5 milhões de apostadores ocorrerá entre 9 e 14 de outubro pelas...
TOP 6
Autoridade europeia exige fim do uso de stablecoins fora do MiCA
Esma orienta reguladores a banir tokens não conformes até janeiro de 2027 e proíbe novas...
TOP 6
Coins.xyz pedirá licença ao BC para operar cripto e câmbio no Brasil
Plataforma das Filipinas quer licença de psav para expandir pagamentos internacionais com stablecoins e sistema...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

Rolar para cima