BC dá boas-vindas ao WhatsApp Pay e diz que testes não são oficiais

BC dá boas-vindas ao WhatsApp Pay e diz que testes não são oficiais

Por Edilma Rodrigues

O Banco Central do Brasil considera que o início dos testes na plataforma de pagamentos WhatsApp Pay (WAP) são importante avanço e dá boas-vindas a todos os arranjos que desejarem seguir esse caminho. O regulador alerta, no entanto, que esses testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a solução, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos padrão utilizados em outros solicitações.

A manifestação do BC ocorreu em decorrência das notícias sobre testes na plataforma WAP, que circularam na imprensa, informando que o Bacen havia autorizado que um grupo limitado de cartões fizesse transações de baixo valor usando o WhatsApp Pay para testar o sistema. “Em nota, o regulador afirma que “esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante.”

Visa é liberada para testar a plataforma

Segundo o regulador, não há impedimento para a Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução WAP, fazer os testes solicitados. A conclusão da análise, requisitada pela empresa, deve ser concluída o mais rápido possível, “de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários. Os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reiteramos, deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização,” informa a entidade em nota.

Sobre os questionamentos feitos pela Mastercard, ainda não há manifestação do BC, o que deve acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.

Fonte: Banco Central

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top