banco-central

BC autoriza 18 novos arranjos de pagamento geridos por gigantes do mercado

Por Edilma Rodrigues

O Banco Central concedeu nesta segunda-feira (11) autorização para o funcionamento de 18 arranjos de pagamento abertos, modalidade que aceita como participantes instituições financeiras e de pagamentos que atendam aos regulamentos estabelecidos pelo BC. Os novos integrantes do SPB – Sistema Brasileiro de Pagamentos – são geridos pela Visa, Mastercard, American Express, Elo e Itaucard, que processam, conjuntamente, cerca de 99% das transações de cartões no Brasil. 

O modelo de relacionamento dessas empresas com os usuários são três: conta de pagamento pós-paga, conta de pagamento pós-paga e conta de depósitos à vista.  

A relação atualizada dos arranjos autorizados pode ser encontrada no site do BC.

Anteriormente, o BC havia autorizado a constituição de 17 arranjos de pagamentos fechados, modalidade em que todos os participantes e o instituidor do arranjo pertencem a um mesmo conglomerado. Outros 13 arranjos de pagamento solicitaram autorização para funcionamento e vão passar pela análise do BC, que informa que eles continuam operando enquanto aguardam sua manifestação final. A relação destas 13 instituições está disponível no link

“As autorizações concedidas permitem ao BC, em seu processo normal de supervisão, determinar, a qualquer momento, ajustes nos regulamentos dos arranjos aprovados, inclusive no tocante a aspectos que já tenham sido avaliados na etapa de autorização. Com o ingresso formal na esfera dos trabalhos de supervisão do BC, os arranjos autorizados devem garantir sua aderência efetiva aos princípios e às normas vigentes, inclusive no aspecto concorrencial, o que abre perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de cartões, em especial os estabelecimentos comerciais e seus consumidores,” finaliza o comunicado do regulador.

Fonte: Banco Central

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top