nota5

BC abre consulta pública sobre política de segurança cibernética para bancos

O Banco Central do Brasil abriu consulta pública sobre proposta de resolução que dispõe sobre a implementação, por parte das instituições financeiras, de política de segurança cibernética. E sobre os requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem. O processo se encerra em 21 de novembro de 2017.

A proposta de norma prevê o conteúdo mínimo da política de segurança cibernética e estabelece requisitos para contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem, incluindo exigências contratuais mínimas. Além disso, são estabelecidas exigências quanto ao tratamento dos incidentes relacionados a esse ambiente. As instituições devem, ainda, desenvolver ações para compartilhar informações sobre esses incidentes. “É previsto acesso total do BC aos contratos e acordos firmados para a prestação de serviços, à documentação e às informações referentes aos serviços prestados, aos dados armazenados e às respectivas informações sobre seus processamentos,” informa o Valor Econômico.

A medida também quer que se mantenha, no Brasil, cópias de segurança dos dados e das informações armazenados pela empresa contratada, bem como das informações sobre os seus processamentos. A proposta prevê a vedação da contratação de serviços relevantes de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem no exterior. Mas não esclarece o motivo da proibição.

Essa iniciativa de regulação leva em conta a crescente utilização de meios eletrônicos e de inovações tecnológicas no setor financeiro, o que requer que as instituições tenham controles e sistemas cada vez mais robustos, especialmente quanto à resiliência a ataques cibernéticos.

Nessa linha, a proposta de regulamentação busca fortalecer, nas instituições reguladas, a prevenção e o tratamento dos incidentes relacionados ao ambiente cibernético.

Com informações do Banco Central e Valor Econômico

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top