nota7

BBVA, o único grande banco entre os 100 pioneiros digitais na Europa

O Financial Times (FT), o Google e um grupo das principais autoridades europeias escolheram o BBVA como uma das 100 empresas europeias pioneiras no âmbito digital. O BBVA é o único grande banco incluído em um suplemento especial do Financial Times, Road to Growth da Europa, e na lista \’100 European Digital Pioneers\’ pelo uso inovador de novas tecnologias, bem como por mudanças culturais que a entidade realizou, entre outras razões.

O processo de transformação digital do BBVA continua somando reconhecimentos. Desta vez, foram o The Financial Times, o Google e um grupo de autoridades reguladoras europeias que o colocam entre as 100 empresas europeias referências no assunto.

Para o FT e o Google, o BBVA se destaca pelo uso de tecnologias como big data, inteligência artificial, machine learning, cloud computing e blockchain, em projetos que vão desde funcionalidades para prever despesas associadas a ter um bebê (BBVA Baby Planner) até negociar empréstimos com tecnologia DLT (distributed ledger technology).

O BBVA também é pioneiro, segundo essa lista, em sua transformação cultural interna, intimamente ligada às novas tecnologias. Exemplos relevantes dessa mudança são o treinamento de funcionários em habilidades e capacidades, entre as quais se encontram o big data ou o design thinking. Eles também destacam o compromisso do banco com novas formas de trabalho, promovendo a implementação da metodologia ágil\’

Por esta razão, o FT e o Google convidaram o BBVA para participar de um evento realizado em Bruxelas, com o objetivo de discutir as tendências da transformação digital na Europa e trocar experiências entre as 100 empresas selecionadas. A comissária europeia Mariya Gabriel vai cumprimentar os vencedores, juntamente com Matt Brittin, presidente de negócios e operações do Google Europa, Oriente Médio e África. Paloma Tejada, diretora de Talent & Culture em Client Solutions do BBVA, será responsável por explicar essa mudança nos funcionários e nas formas de trabalhar.

Algumas configurações da mudança cultural

Por anos, o BBVA vem transformando a maneira como trabalha. Nesse caminho, o primeiro passo foi definir o objetivo: Colocar ao alcance de todos, as oportunidades dessa nova era. O segundo passo foi definir os valores para atingir esse objetivo: o cliente vem em primeiro lugar; pensamos grande, somos uma equipe.

Com essa filosofia e o objetivo de encurtar os prazos de execução e entrega de novos produtos, conforme exigido pelos consumidores, o banco iniciou em 2014 a introdução da metodologia ágil. O BBVA é, de fato, uma das primeiras empresas com mais de 100 mil funcionários a se tornar uma organização ágil. Atualmente, já são mais de 16 mil colaboradores que trabalham com essa metodologia, número que aumenta semana a semana.

Os desafios colocados pela era digital deram origem a novos perfis de funcionários, como aqueles dedicados ao big data ou especialistas em blockchain. O BBVA não busca apenas talentos externos para suprir essa necessidade, mas também atua na formação interna de seus colaboradores em tecnologias específicas como big data, por exemplo. Aqui se destaca o programa Data University, que este ano formou 240 profissionais e faz parte de uma estratégia global para fornecer recursos de análise de dados a 2,1 mil funcionários em três anos. Além disso, mais de 1,5 mil funcionários receberam treinamento para se tornarem \’embaixadores\’ da metodologia \’Design Thinking\’ na organização.

Fonte: BBVA

Tradução e adaptação: Edilma Rodrigues

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top