Assim como o open banking e o open finance ganharam espaço nas discussões sobre a nova lógica financeira no Brasil no último ano, outro conceito que vem pouco a pouco avançando dentre os players do ecossistema é o metaverso. O tema foi abordado na trilha de CX, da Cantarino Brasileiro, por um artigo no Informativo CB. Além disso, o gerente de Tecnologia de Informação do Banco do Brasil, Daniel Lima,ministrou uma palestra no webinar do dia 24 de abril e explorou o impacto dessa experiência no cliente financeiro.
A apresentação partiu da definição do conceito básico de metaverso e trouxe exemplos de como a estratégia vem sendo adotada e aplicada em alguns setores, inclusive no financeiro. Por fim, apresentou as iniciativas do próprio Banco do Brasil, tido como referência em inovação no país.
Dentre os movimentos sobre o tema nas grandes empresas, Daniel trouxe exemplos de todos os setores, mas destacou iniciativas financeiras como o Bank of Korea, que está entrando no metaverso para oferecer uma gama de produtos como conta; e o J. P. Morgan, que entrou em fevereiro para fazer consultoria e investimento em criptomoedas para os moradores.
“Falando das estratégias de curto prazo do Metaverso, o movimento concentra-se em engajar os clientes dentro dos Metaversos existentes”, observou, lembrando que hoje o Metaverso está descentralizado e existem várias iniciativas, mas elas ainda não se comunicam entre si.
Considerando que cada Metaverso tem um foco diferente, seja público mais jovem, adultos, propostas de cidades e moradias, ele ressalta que neste momento a intenção das empresas é entender a proposta e se posicionar lá dentro da melhor forma.
Por fim, o gerente de TI apresentou as iniciativas já em ação no Banco do Brasil, considerado pioneiro no processo do metaverso: “Em dezembro de 2021 lançamos o Banco dentro da plataforma do GTA. Nele, os jogadores podem abrir uma conta virtual, receber benefícios para seus personagens, visitar um prédio BB, dirigir um carro forte, abastecer caixas eletrônicos e fazer investimentos com criptomoedas”, explicou.
“Por ser um momento de conhecimento, a gente não consegue falar quando conseguiremos imprimir algum produto financeiro com alguma coisa já sendo consumida pelo usuário. É uma jornada”, observou, destacando que o próximo semestre reserva ainda mais novidades nesse sentido.
Daniel também refletiu sobre o tempo que vai levar para o metaverso realmente começar a agir como uma estratégia na jornada do Customer Experience. “Eu vejo que é uma evolução e que a velocidade está sendo imprimida no mundo de uma forma acelerada por conta de investimentos nessa área, que estão sendo feitos pelas grandes empresas mundiais. Acredito que ao longo deste ano já vamos começar a ver coisas mais palpáveis, inclusive voltada à tecnologia de fato, com novas funcionalidades trazidas por essas grandes empresas que vão dar ferramentas para construirmos novas soluções e possibilidades para os nossos cliente/usuários”, finalizou.
Insights Ed. 21
Editorial – Metaverso: façam suas apostas
1 – “Bank as a service e as oportunidades de oferta de novos serviços ao consumidor”
2 – BBl é pioneiro no país em ações no Metaverso e prepara novidades para o próximo semestre
3 – Segurança de dados ainda é tema de discussão no metaverso
4 – Blockchain Finance Brazil explora as oportunidades para os players financeiros
Ponto de Vista – Metaverso expande negócios e impacta a experiência do usuário*