Por Edilma Rodrigues
O Banco do Brasil contabiliza mais de R$1,6 milhão em crédito pessoal, contratado inteiramente dentro da conversa com o assistente virtual da instituição pelo WhatsApp. O valor compreende todas os empréstimos concedidos desde o início do piloto em 20 de maio e após a ampliação, a partir de 2 de junho, quando a contratação foi aberta para todo o público.
A solução permite simular, verificar as condições (como data de vencimento, valor das parcelas, data de contratação) e contratar o empréstimo. Para isso, o cliente inicia uma conversa com o número 61 4004-0001.
Segundo a instituição, a oferta de crédito atende a uma demanda dos clientes. São mais de 23 milhões de atendimentos, nos últimos 90 dias, em assistentes virtuais do Banco, que tem sido referência no ecossistema nacional de assistentes financeiros, com bots acolhedores de transações, que realizam negócios e apoiam clientes em todos os seus momentos de vida.
O BB explica que a solução não é exclusiva para novos contratos. “Clientes que já possuem empréstimo contratado também podem acompanhar o extrato das suas operações pelo WhatsApp. Até o final deste ano, a oferta de produtos de crédito pessoal será ampliada, contemplando crédito consignado, crédito antecipação de restituição de IR, crédito 13º salário e crédito veículo”, conta o banco em comunicado.
Os clientes do BB também podem fazer consultas de saldo, extrato e faturas de cartão de crédito, transferências, pagamentos, Pix, renegociação de dívidas e uma série de outros serviços, no WhatsApp da instituição.
O Banco foi pioneiro em diversas soluções como renegociação de dívidas sem interação humana, jornada completa do Pix e envio do informe de rendimentos. Entre outras inovações, o BB também foi o primeiro a entender mensagens de voz, oferecer assistente virtual especializado em PJ, serviços de INSS e o primeiro a oferecer a jornada de cobrança bancária no WhatsApp.
Com informações da assessoria de imprensa