É indiscutível que o Pix caiu no gosto do brasileiro, seja pela sua facilidade, instantaneidade ou baixo custo. No fim de agosto, o Pix registrava 153,36 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes do Banco Central. Desse total, 140,65 milhões eram de pessoas físicas; e 12,71 milhões de pessoas jurídicas. No caso do varejo, o Pix já se tornou protagonista entre os meios de pagamento. Há de se considerar, porém, que atende a perfis de consumo diferentes, com tíquetes médios e benefícios distintos de outros meios de pagamento bastante cotados, como o cartão de crédito. Além disso, ainda caminha em uma agenda evolutiva que tem por objetivo melhorar a experiência do consumidor. A discussão, que é acompanhada de perto pela Cantarino Brasileiro desde o ano passado na trilha Bancos & Varejo, ganhou novo capítulo durante o Fórum Banking Anywhere, no painel “Meios de pagamento”.
“O pix é algo que realmente vem mudando o mix de pagamento da nossa base. No fechamento de 2022, foram mais de 24 bilhões de transações do tipo, e na sequência vem o cartão de crédito”, observou Renata Fargetti Rizzo, Superintendente de Empréstimos, Seguros e Conta Digital do Banco Carrefour.
Confira entrevista com Renata Rizzo na série “Por dentro do Fòrum Banking Anywhere”
Experiência
Tecnologia de ponta
Uma das tecnologias já disponíveis no mercado é a solução “Pix para PDV”, da Matera, empresa de tecnologia e processos que atua há 30 anos no mercado de software e tem como foco simplificar processos para empresas do varejo.