Bancos se comprometem a divulgar emissões de gases causadores de efeito estufa

Os bancos brasileiros assinaram nesta terça-feira (8) na embaixada do Brasil na França, em Paris, às margens da COP-21, o protocolo de compromissos do setor financeiro que tem o objetivo de promover o fomento do desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo, por meio do monitoramento e relato das emissões de gases efeito estufa pelo setor financeiro, e do gerenciamento do risco socioambiental dos projetos financiados pelos associados da FEBRABAN.

O documento foi assinado pelo diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN, Mário Sérgio Fernandes de Vasconcelos, e pela secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Patrícia Fraga Iglecias Lemos. O protocolo prevê a adesão voluntária dos bancos, e quatro deles – Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Votorantim – já manifestaram a intenção de aderir.

Por meio do protocolo, a FEBRABAN se compromete a agir como indutor de práticas de responsabilidade socioambiental no setor bancário, divulgando e estimulando a adesão de seus associados ao Protocolo de Boas Práticas Socioambientais.

Os bancos aderentes passarão a informar os processos e práticas em agências, unidades administrativas e centros tecnológicos sob seu controle operacional – não se confundindo com operações ou serviços financeiros – que possam ter impacto ambiental. Para isso, enviarão ao governo estadual relatórios sobre emissões diretas e indiretas de gases efeito estufa. As emissões diretas são originadas de fontes de propriedade ou controladas pelas instituições aderentes, como emissões de combustão em caldeiras, fornos, veículos, sistemas de ar condicionado e refrigeração etc. As emissões indiretas provêm de aquisição de energia elétrica ou térmica consumida por essas instituições.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top