Bancos públicos e privados do Peru se unem para oferecer pagamento móvel único a todos os habitantes do país

Na terça-feira (16/02) foi lançado no Perú o Bim, um serviço único de dinheiro móvel que está sendo tratado como inédito em todo o mundo. Para viabilizá-lo todos os bancos privados e públicos do país se uniram em torno da tecnologia USSD, presente em todos os celulares, mesmo os mais antigos. Por isso o sistema está disponível para todos os habitantes do país que tenham um telefone móvel e sejam maiores de idade, independentemente da operadora. O projeto foi liderado pela Associação de Bancos do Peru (Asbanc), e utiliza a plataforma de m-money da Ericsson. Para o gerenciamento do serviço a entidade criou uma empresa, a Pagos Digitales Peruanos S.A.

Segundo reportagem publicada pelo portal Mobile Time, o Bim possui três características que o tornam um projeto pioneiro no mundo: 1) ser uma iniciativa conjunta de todo o setor bancário de um país; 2) permitir a troca de dinheiro através de qualquer celular, mesmo que seja para um número de outra operadora; 3) a escolha da instituição financeira responsável pelo gerenciamento da conta acontecer no ato do cadastro, pelo celular, a partir de uma lista dos bancos participantes.

A expectativa é de que até 2019 o Bim conquiste 3,5 milhões de usuários, dos quais 2,1 milhões nunca tiveram antes uma conta em banco. Essa base de usuários representaria cerca de 12% da população do Peru, que hoje gira em torno de 30 milhões de habitantes. Seria como se no Brasil 24 milhões de pessoas utilizassem um mesmo serviço de dinheiro móvel interoperável entre as teles e os bancos.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top