Por Edilma Rodrigues
Após o decreto da prefeitura de São Paulo de antecipar feriados para amanhã (20 e quinta-feira (21), a Federação Brasileira de Bancos – Febraban – informou que, nesses dias, seus bancos associados manterão suas atividades operacionais inalteradas. E ressalta que as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança também não terão alteração. A B3 e seus segmentos BM&FBOVESPA, Cetip UTVM e Cetip UFIN, também anunciou que vai manter todas as suas atividades de registro, negociação, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio.
“Não haverá, no mercado de bolsa, negociação e liquidação no dia 11/06/2020, ficando mantido o calendário original anual, mesmo tendo havido antecipação de feriado em São Paulo,” explica a B3 em ofício circular.
Vale lembrar que a prefeitura de São Paulo decidiu antecipar o calendário de feriados no município por meio de decreto de 18 de maio: Corpus Christi passa de 11 de junho para 20 de maio e o Dia da Consciência Negra, de 20 de novembro para 21 de maio. Ainda há a possibilidade de antecipação do feriado estadual de 09 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932), pelo governo do Estado, para 25 de maio.
De acordo com a Febraban, a iniciativa é para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18. “Esclarecemos que a atividade bancária foi classificada como essencial pelo Decreto Federal nº 10.280, de 20 de março de 2020, e que há efetiva necessidade de mantermos o atendimento nos próximos dias 20 e 21 de maio para pagamento de benefícios e salários e recebimento de contas,” informa a entidade em nota.
Mas, ela recomenda aos clientes e usuários da rede bancária que evitem ao máximo deslocamento até às agências bancárias, uma vez que estarão funcionando de forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10 às 14 horas, nos termos da Circular nº 3.991, editada pelo Banco Central em 19 de março de 2020.
O Banco Central do Brasil também se manifestou e, no comunicado 35.690, de hoje (19), dispõe sobre o funcionamento normal dos serviços financeiros amanhã (20), no município de São Paulo.
Fonte: Febraban e B3