Banco traz negócio da China para o Brasil

Banco traz negócio da China para o Brasil

Por Edilma Rodrigues

O Zro Bank investiu em um modelo, inspirado no principal app de pagamentos da China, o WeChat, para lançar o primeiro chatbank multimoedas da América Latina. Além dos serviços normais de um banco digital, o cliente pode conversar, criar grupos e iniciar pagamentos e transferências de dinheiro pelo Telegram, que acontecem em três segundos. A escolha do Telegram, comenta o CEO do Zro Bank, Edisio Pereira Neto, se deu porque o app de mensagens foi desenvolvido com APIs abertas, diferentemente do WhatsApp. 

“O acesso ao chat é pelo app do Zro Bank, que leva o usuário para o ambiente do Telegram e, quando há qualquer transação financeira, o cliente é remetido ao ambiente do banco, de forma transparente. O Zro não tem acesso às conversas e o Telegram não tem acesso às movimentações financeiras”, conta o CEO.

90 mil downloads

No mercado desde setembro, o app do banco digital nordestino contabiliza 90 mil downloads, bem próximo da expectativa da fintech – 100 mil até o fim do ano – e soma 30 mil contas abertas.

Primeiro banco digital em blockchain

A inovação na criação do Zro também está na arquitetura sobre o qual foi desenvolvido: blockchain. “Utilizamos três tipos: a Ripple para remessas internacionais; a Etherium, que espelha todas as movimentações, e a do bitcoin, que transaciona essa moeda digital”, menciona o executivo, que acrescenta: “estamos de olho nas criptomoedas que estão sendo lançadas, como a do Facebook e do McDonald’s. A integração com elas será instantânea”. 

Dessa forma, o banco funciona também como uma carteira para comprar e vender bitcoin. Além disso, a tecnologia blockchain agrega segurança adicional, uma vez que toas as operações espelhadas na arquitetura são registradas e imutáveis. Outra vantagem para o correntista do Zro é que as transações de conversão de criptomoedas têm custo alto – 3% – e, no novo banco digital, essas operações têm custo Zero.

Captação de 20 milhões de reais em vista 

Conduzidas pelo grupo Deloitte, as negociações para o primeiro aporte (Série A), de 20 milhões de reais, por três fundos de investimento, estão avançadas e devem ser concluídas até março do próximo ano. “Falta a parte burocrática”, explica o executivo do Zro.

O objetivo da captação é internacionalizar o banco. “O Zro Bank nasce para ser uma plataforma mundial. Brasileiros, dentro e fora do país, baixaram o app. Queremos que estrangeiros também usem os nossos serviços,” assinala Pereira Neto.

Competir com apps como TransferWise e diversificar público

O público principal do chatbank é de jovens entre 18 a 34 anos. A maioria, 79%, são homens e pessoas que investem em criptoativos. Com o lançamento das funções de câmbio (operações em dólar, euro e ouro), previsto para a última semana de dezembro, o Zro acredita que vai atrair outros perfis de usuários. 

“Com as operações multimoedas vamos competir com apps como o TransferWise”, cutuca Pereira Neto. Após o aporte, a expectativa é que, no fim de 2021, o Zro conclua sua internacionalização.

Atualmente, o chatbank oferece todos os serviços bancários: pagamentos, transferências, cartão físico e virtual etc., além da compra e venda de bitcoin.

Compartilhe

Notícias relacionadas

Blog
Mudança na natureza jurídica da ANPD fortalece aplicação da LGPD
Por Edilma Rodrigues A Medida Provisória (MPV) nº 1.124, de 13 de junho de 2022 assinada pelo...
Blog
Mercado Pago usa tecnologia de segurança da Mastercard para criptos
A carteira digital do Mercado Livre, o Mercado Pago, vai usar
Blog
Ant Group lança banco digital para micro, pequenas e médias empresas em Singapura
O ANEXT Bank, banco digital de atacado de Singapura e parte do Ant Group, anunciou...
Blog
Cetelem vai reduzir 6 mil toneladas de CO² com emissão de cartões reciclados
O Banco Cetelem Brasil emitiu cerca de 370 mil cartões de plástico reciclado, desde o...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top