Banco Topázio movimenta R$ 1 bi por mês e registra 100 mil transações diárias com open banking

Banco Topázio movimenta R$ 1 bi por mês e registra 100 mil transações diárias com open banking

Por Edilma Rodrigues

O Banco Topázio registra 1 bilhão de reais movimentados mensalmente e, diariamente, supera mais de 100 mil transações diárias de pagamentos e recebimentos após adotar modelo de open banking. Além disso, a instituição registrou incremento de 4 mil vezes na emissão de empréstimos, nos últimos 12 meses, com o uso de APIs (Application Program Interface) abertas, que permitiu às fintechs e outros parceiros o desenvolvimento de novas aplicações e negócios. 

“A tarefa de transformar um banco tradicional em uma empresa digital não foi fácil, mas apresentou resultados surpreendentes,” explica em comunicado. Foram gerados R$ 43 milhões em negócios próprios, R$ 500 milhões via APIs e 65 mil novos contratos de câmbio. Houve ainda redução de um ano para três meses no ciclo de desenvolvimento de novos produtos.

O diretor BaaS (Bank as a Service) do Banco Topázio, Carlos Klein, conta que os ganhos com a implementação das APIs se materializam muito rapidamente. Segundo ele, a empresa construiu uma das plataformas mais amplas de serviço para conectar fintechs, startups, varejistas, meios de pagamento e parceiros. 

“Temos buscado desenvolver experiências a quatro mãos. São essas construções que levam para os usuários finais algo realmente diferente, não um serviço comoditizado ou simplesmente uma exposição de API. Por trás da exposição tecnológica, existe uma construção da experiência, do tempo ideal de resposta, da forma de levar o produto, das regras do sistema financeiro”, detalha Klein.

Open banking flexibiliza criação de produtos

O resultado só foi possível porque o banco implementou um modelo de APIs, cujas principais vantagens são a flexibilidade e a praticidade que permite ao desenvolvedor criar produtos a partir dos serviços disponibilizados. A parceria com a Sensedia, empresa de APIs e novas experiências digitais, permitiu criar, em conjunto com as estratégias de digitalização do banco, garantindo segurança e padronização dos processos. 

“As APIs são elementos-chave para a digitalização de negócios. Elas são um conjunto de rotinas e padrões que permitem acessar informações de softwares, e tornam muito mais fácil a integração entre sistemas diferentes. Elas são a tecnologia por trás de muitas inovações no mercado nos últimos anos, como marketplaces, pagamentos instantâneos e parcerias entre diversos negócios,” descreve a empresa em seu comunicado.

De acordo com o COO da Sensedia, Marcílio Oliveira, ao combinar APIs e microsserviços é possível conectar parceiros e tecnologia, sendo possível criar novos formatos de negócios, sem precisar desenvolver nada novo internamente.

“Um dos principais conceitos do open banking é a capacidade de recombinar serviços e novas experiências e este modelo se aplica muito bem nesse cenário, já que o objetivo é inserir uma experiência financeira enriquecedora na jornada do usuário. Com as APIs é possível conseguir um isolamento muito grande do core bancário, facilitando o processo. A plataforma traz estabilidade e inteligência, principalmente na parte de segurança,” pontua Marcílio.

Segundo Klein foi uma mudança bastante grande na arquitetura e na forma de trabalhar do Topázio. “Rapidamente entendemos que APIs eram uma forma de integração que nos traria velocidade, uma oportunidade de escalar rapidamente a quantidade de serviços expostos e uma condição de integração muito rápida com os parceiros,” conclui.

Com informações da assessoria de imprensa

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