Crédito: Freepik.com

Banco Sofisa lança seu primeiro relatório de sustentabilidade

Instituição financeira tem fortalecido sua agenda ESG e apostado em ações de impacto ambiental e social nos últimos meses
De olho no futuro e em uma atuação cada vez mais responsável, o Banco Sofisa lançou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, com o objetivo de apresentar as ações e seu desempenho ambiental, social e de governança (ESG) no ano de 2022.

“O nosso Relatório de Sustentabilidade 2022 coloca luz nos principais marcos da história do Banco Sofisa, nas iniciativas sociais realizadas e em tudo que tem sido feito para gerar impacto positivo aos clientes e a sociedade. A nossa agenda ESG está alinhada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um sistema financeiro mais resiliente e alinhado com as necessidades presentes e futuras da sociedade e do planeta”, explica Sílvia Scorsato, diretora de ESG do Banco Sofisa.

Além de tornar público as ações voltadas ao meio ambiente, o relatório também aborda as práticas de governança corporativa, incluindo a estrutura de tomada de decisões, a transparência e a prestação de contas.

Adesão ao Pacto Global da ONU

Entre as ações descritas no documento, um dos destaques é a entrada do Sofisa ao Pacto Global da ONU no Brasil, durante o segundo semestre de 2022. A iniciativa da Nações Unidas (ONU) é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Carbono neutro

Outra iniciativa de impacto foi a compensação de 335 toneladas de CO2 emitidas em 2021, em uma parceria com a Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de crédito de carbono e de soluções ambientais em blockchain.
A quantidade de CO2 que devia ser compensada foi apontada por um inventário realizado pela Moss. O inventário considerou os fatores de emissão da ferramenta de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol, e os demais dados foram retirados de fontes oficiais como relatórios governamentais, estudos de companhias ambientais, artigos científicos e dados de fornecedores. A compensação foi realizada por meio do MCO2, um token que representa um crédito de carbono registrado em blockchain e que equivale a uma tonelada de gás carbônico que deixa de ser emitida.

“A neutralização de carbono é um passo importante para manutenção do equilíbrio ambiental. Queremos ser uma empresa Carbono Neutro daqui em diante e em breve devemos oficializar a neutralização das emissões de carbono de 2022”, ressalta a diretora.

O cuidado com o meio ambiente também foi tema de iniciativas culturais promovidas pelo banco. Um exemplo é o patrocínio ao projeto teatral “Reciclar é uma festa”, que incentiva o descarte correto do lixo e será apresentado em três escolas municipais de São Paulo. O objetivo do projeto é levar às crianças, de forma lúdica, os benefícios da reciclagem para o meio ambiente. A peça conscientiza sobre a situação dos lixões e aterros no país e os alunos vão elaborar sugestões sobre como reduzir lixo por meio de bons hábitos no dia a dia. Para isso, a iniciativa conta com músicas compostas especialmente para a montagem. A interação dos personagens com o público é outro diferencial do espetáculo.
Além das ações ambientais práticas como a compensação de carbono e as educacionais, o Banco Sofisa também colocou em prática o seu plano de contribuir com o desenvolvimento das empresas que operam na região da Amazônia. A instituição financeira firmou uma parceria com a Corporação Financeira dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (DFC) e anunciou um programa de empréstimo de US 45 milhões destinado às pequenas e médias empresas, com duração de cinco anos.
A operação conta com a parceria e apoio institucional da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil. O Banco Sofisa dará prioridade aos empréstimos às PMEs que operam na Amazônia com pelo menos 30% do produto do empréstimo a ser alocado na região.

Diversidade e inclusão em foco

O relatório destaca o compromisso do banco em ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Uma das iniciativas pensadas para contribuir com esse objetivo foi o programa de aceleração de carreira feminina FIN4SHE, um treinamento que apoia o desenvolvimento e protagonismo das mulheres.
Outra ação voltada ao desenvolvimento profissional feminino foi o financiamento do programa Girls in Tech, que tem como principal objetivo formar mulheres para atuarem na área de tecnologia. O Girls in Tech é promovido pela AFESU, uma organização sem fins lucrativos e não governamental, que visa a dignidade humana por meio da formação cidadã, educacional e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além do financiamento desse projeto o Banco Sofisa também realizou a doação de computadores para auxiliar o ensino e fomentar o desenvolvimento das unidades da AFESU.
Para Silvia, o Sofisa tem dado cada vez mais importância para a promoção da diversidade de gênero dentro do mundo corporativo, sobretudo, em posições que são majoritariamente ocupados por homens. “Queremos, cada vez mais, estimular projetos de desenvolvimento e formação profissional como o FIN4SHE e o Girls in Tech para contribuir com a equidade de gênero no mercado de trabalho”, afirma a executiva.

Em termos de inclusão social, o relatório ainda mostra que foi registrado um aumento de 25% na quantidade de colaboradores negros, em comparação ao ano de 2021.

(Fonte: CDN Comunicação, assessoria de imprensa do Banco Sofisa)

Compartilhe

Notícias relacionadas

TOP 6
Inteligência Artificial pode contribuir em até 5,4% do PIB da América Latina até 2030
Segundo relatório da Allianz Trade número fica atrás dos Estados Unidos e Canadá, que devem...
TOP 6
Valid lança primeiro cartão bancário 100% em braille no Brasil
Os cartões já estão disponíveis para os clientes do Banco do Brasil (BB); equipamento inédito...
TOP 6
Embratel amplia solução de conectividade via satélite para fornecer redundância
Serviço de Banda Larga via satélite proporciona uma camada adicional de backup à rede das...
TOP 6
Banco Central publica próximos passos da regulação de criptoativos
A infraestrutura criada para o Piloto com Tecnologia de Registro Distribuído (DLT) passará a testar...

Assine o CANTAnews

Não perca a oportunidade de saber todas as atualizações do mercado, diretamente no seu e-mail

plugins premium WordPress
Scroll to Top