Por Edilma Rodrigues
O Banco Plural automatizou seus processos de custódia ao migrar para a solução BankPro, da SCM, empresa do Grupo Stefanini referência em soluções para controle de backoffice das instituições financeiras. A tecnologia propicia controle e gerenciamento das operações de uma forma mais ágil, eliminando processos manuais e retrabalho. Segundo a instituição, o projeto também contribui diretamente para a implementação do open banking, regulamentado pelo Banco Central para iniciar em 30 de novembro deste ano. “O objetivo é oferecer segurança e comodidade não só aos players, mas aos clientes e demais setores da economia.”
O Banco Plural, com a ajuda da SCM, disponibiliza APIs para que a instituição e os usuários utilizem aplicativos para prover serviços cada vez mais integrados. “Tendo tudo integrado, a probabilidade de erros é infinitamente menor,” afirma o sócio e líder de sistemas do Banco Plural, Felippe Borello.
A Solução BankPro implementada no banco surgiu como uma iniciativa para entregar processos mais ágeis, controles automatizados e abrangentes, associados à modernidade tecnológica. Essa combinação permite que o backoffice possa concentrar seus esforços na validação e na qualidade das informações sob sua responsabilidade, deixando processos e controles repetitivos e mecânicos a cargo da tecnologia.
A ferramenta também possibilita o gerenciamento das liquidações financeiras com SELIC e CETIP via SPB, e um controle detalhado das posições e operações dos clientes, que permitem à custódia disponibilizar informações de alto valor agregado para seus clientes. A suíte BankPro é composta pelas soluções BankPro – Renda Fixa, BankPro – Renda Variável e BankPro-Custódia, que permitem uma oferta de produtos e serviços mais especializada para o mercado financeiro.
Segundo Borello, a SCM começou o projeto de modernização em agosto de 2019, sendo finalizado em maio deste ano. A migração deixou o sistema mais integrado e automatizado, com a vantagem de aproveitar todo o legado tecnológico do banco. “Conhecemos a Solução BankPro do Grupo Stefanini no CIAB do ano passado e gostamos muito da proposta apresentada por eles. A SCM desenvolveu um projeto customizado, que atendeu nossas expectativas. Trata-se de uma solução totalmente diferenciada onde não é um produto de prateleira”, explica o executivo.
O CEO da SCM, Erickson Fonseca, explica que o projeto foi feito sob medida para o Banco Plural. “Nossa plataforma conta com soluções modulares, possui alto grau de parametrização e pode ser adequada e implementada de acordo com a necessidade de cada cliente. A migração foi realizada com os dois ambientes funcionando em conjunto (convivência entre o anterior e o novo), sem ocasionar nenhuma interrupção nos sistemas”, explica Fonseca.
Fundado em novembro de 2009, o Banco Plural é um grupo financeiro criado por sócios que possuem um amplo histórico de sucesso no mercado de capitais brasileiro, bem como forte relacionamento com empresas brasileiras e instituições financeiras. Atualmente, conta com aproximadamente 600 funcionários e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e suas afiliadas em Nova York e Miami.
Com informações da assessoria de imprensa